sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O MESTRE n° 63


Pancas – ES – Agosto/ 2011 – Nº 063 -  R$ 0,50 – Fundado em Dezembro de 1985  

Casamento comunitário agita Pancas
            Será realizado no dia 17 de setembro às 11:00hs na Quadra de Esportes ou Ginásio, local a ser definido, um mutirão para a celebração e legalização de uniões maritais em um Casamento Comunitário de Pancas com  70 casais inscritos. A iniciativa é do Cartório de Registro Civil e Tabelionato e da Secretaria Municipal de Ação Social de Pancas. O evento visa conscientizar os casais que vivem maritalmente e que não tem nenhum impedimento a fim de legalizarem sua situação conjugal para que haja estabilidade no futuro, principalmente para com os filhos.
            Há casais que convivem há pouco tempo como José Roberto de Azevedo e Gleisse Stela Queiros, cujo filho Pietro Antônio Queiros Azevedo, completará um ano justamente no dia do casamento de seus pais, a festa será dupla é claro, e outros, porém tem até filhos casados e são avós. A ansiedade tem tomado conta dos “noivos” que não vêm a hora chegar. É o caso do Sr. Cléber Teixeira de Moraes e Senilia Maria da Silva, que estão juntos há 34 anos, tem três filhos, sendo duas mulheres e um homem e cinco netos. “O casamento no civil visa a estabilidade para o casal e os filhos”, nos assegurou o Sr. Cléber Teixeira de Moraes e ainda disse que sua “união está indo muito bem. Nossa vida sempre foi respeitosa um para com o outro. Também visa acabar com a vida em adultério”, finalizou o Sr. Cléber.
            Para a filha do Sr. Cléber, Ariana da Silva Moraes, “eu me sinto bem com este casamento e acho que já passou da hora deles se casarem.”
            No cartório a correria para deixar a papelada em dia é grande segundo nos informou o jovem Rafael Pacheco Luchi. Houve plantão nos sábados afirmou Rafael. Segundo ele no início foi grande a procura, mas tudo correu bem e a cerimônia será realizada no dia e hora marcados.




“MESTRES DE PANCAS”
FRANCISCO NEVES DE CARVALHO
Nesta edição do jornal “O MESTRE” o nosso entrevistado é o Sr. Francisco Neves de Carvalho, funcionário público municipal, aposentado, nascido aos 05 de agosto de 1921, tendo, pois completado 90 anos. Natural da cidade de Barbacena, estado de Minas Gerais, é filho de José Miguel de Carvalho e dona Maria Siriaca, tendo cinco irmãos quatro mulheres e um homem.
O Sr. Francisco é um solteirão convicto. Nunca casou, mas já “teve mulheres”. Duas marcaram sua vida e com elas foi pai de seis filhos, sendo que uma mulher, a mais velha faleceu. Com a primeira mulher com quem viveu cerca de quinze anos, Júlia Margarida Nascimento foi pai de dois filhos: um homem que ainda que ainda é vivo e uma mulher que já morreu.
Com a segunda mulher viveu cerca de quarenta anos, Madalena Sales Ferreira, com foi pai de quatro filhos, todos vivos. Três mulheres e um homem. O Sr. Francisco tem oito netos e um bisneto.
O Sr. Francisco veio para o Espírito santo com a idade de um ano, junto com os pais. Aqui foi registrado. Seus pais foram morar em Alto Mutum Preto, Baixo Gaundu e posteriormente foram para Vila Verde, Pancas, onde cultivavam a terra numa pequena colônia. Sua freqüência escolar se deu em dois lugares:Alto Mutum Preto e Vila Verde, tendo concluído apenas o primário.
Segundo Sr. Francisco sua vida foi muito difícil. Trabalhou na roça até aos trinta e oito ansos. Tendo consumido toda a sua mocidade ali. Mesmo enfrentando todas dificuldades Sr. Francisco viveu sua juventude. Gostava de dançar, jogar bola, jogar baralho e... claro, namorar.  
Ingressou na prefeitura em 1946, trabalhando como braçal, fazendo estradas vindo a ser cantoneiro, empregado de conservação e limpeza de um cantão (de estrada), roçando e tapando buracos. Veio para a sede do município em 1968 onde continuou o trabalho como braçal e desenvolvendo outras atividades como o assentamento de bloquetes. Trabalhou também como pedreiro. Foi na prefeitura que o Sr. Francisco veio a se aposentar em 1994 na gestão do prefeito Walter Haese.
No campo político, Sr. Francsico nos assegurou de nunca se envolveu. A sua participação era a de um simples cidadão, comparecendo as urnas para dar o seu voto e cumprir o seu dever para com a pátria, o estado e seu município. Viu Pancas emancipar de Colatina e atuou com todos os prefeitos nomeados e eleitos vindo aposentar-se em 1994. Foi um funcionário exemplar, cumpridor de suas obrigações e estimado por todos os companheiros bem como de seus superiores.
Sempre religioso, herança dos pais, Sr. Francisco foi batizado na Igreja Católica e atuou na Liga Católica por vários anos, demonstrando sua fé na vivência cotidiana dos ensinamentos religiosos.
Sua longevidade segundo ele, é fundamentada numa alimentação saudável, sem exageros. Fumou dos oito aos trinta e cinco anos. Bebia mas de maneira controlada, socialmente como proclamam hoje. Mesmo apresentando uma vida saudável Sr. Francisco convive com problemas cardíacos tendo uma veia entupida e por conta disto toma vários comprimidos durante o dia. Sua rotina é simples: levanta pela manhã e sai à rua para pequenos afazeres. Podemos encontrá-lo na praça central junto aos amigos jogando conversa fora.
Mora sozinho e uma de suas filhas cuidam da casa. Lava, cozinha e deixa tudo arrumado. Foi assim que encontramos para a entrevista.
Sr. Francisco é um “Mestre de Pancas” pelo seu trabalho prestado ao município, com dedicação e zelo e por tudo que ajudou a construir. Hoje desfruta dos louros conquistados com o seu trabalho.
Participe desta coluna: Envie sugestões de pessoas para serem entrevistadas. Obedeceremos à ordem de chegada e caso haja empate nas indicações, será entrevistado o mais velho em primeiro lugar.  Email: omestrepanco@r7.com



Foto: J.M.Silva
FRANCISCO NEVES DE CARVALHO



GOVERNO ENTREGA NOVOS LEITOS DE UTI E DE INTERNAÇÃO NO HOSPITAL ESTADUAL CENTRAL
No dia 20 de agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), e o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, entregaram 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de internação do Hospital Estadual Central, Unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Pró-Saúde.
As melhorais já estão em funcionamento, atendendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação da UTI foi concluída em agosto e ofertará mais oito leitos totalmente equipados, com capacidade estimada em 40 pacientes por mês, de acordo com a demanda e perfil de cada um deles. 
Os outros 10 leitos de internação da especialidade de clínica médica também permitiram um redimensionamento que resultou em mais 13 leitos de Neurologia. Com os novos espaços, o Hospital Central passa a contar com 18 leitos de UTI e 107 de internação.
O diretor-geral do Hospital Central, Ênylo Faria, destaca os diferenciais na assistência ao paciente. “Os profissionais trabalham diariamente na UTI, ao contrário dos plantões, o que possibilita uma aproximação e conhecimento mais aprofundado do caso, além de suas necessidades”, destaca.
Fonte: SES


PROJETO DE LEI DO DEPUTADO ATAYDE ARMANI GANHA APOIO INTERNACIONAL

O projeto de lei do deputado estadual Atayde Armani (DEM), que cria o Programa Estadual de Ensino e Aprendizagem do Xadrez (PROEAX), a ser vinculado às secretarias de Educação, de Esportes, e de Justiça recebeu apoio internacional.
Por e-mail, o presidente da Federación Venezolana de Ajedrez, Dr. Uvencio Blanco, expressou a sua satisfação à proposta do deputado. “Há vários anos estive no Brasil trabalhando arduamente com este tema e nos dá grande satisfação receber esta grata notícia de meus colegas do Espírito Santo” – revelou Blanco, que também a preside a Comisión de Ajedrez en las Escuelas de América e é membro do conselho executivo da Federação Internacional de Xadrez.
O presidente da entidade venezuelana se solidarizou ainda com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Pablyto Robert Baioco Ribeiro, e com a coordenadora do projeto “Xadrez que Liberta”, da Secretaria de Justiça, Francyany Venturin, que participaram no início do mês da audiência pública, na Comissão de Educação da Assembleia – proposta por Atayde Armani – para discutir o tema.
A correspondência de Uvencio foi encaminhada ao consultor técnico da secretaria de Esportes, Cultura, e Turismo de Guarapari e co-autor do livro “Xadrez nas Escolas”, Cláudio Ferreira da Silva. O deputado enviou uma cópia do e-mail à secretaria estadual de Educação.
Fonte: ataydearmani.com.br


PARTIDOS SE MOBILIZAM PARA ELEIÇÕES 2012

Virgílio Braga

O movimento para as eleições 2012 seguem a todo vapor, a quase dez meses do inicio da campanha, que começará no dia 06 de julho de 2012. Como o prazo de filiações vence no dia 07 de outubro de 2011, os partidos estão à procura de novos filiados.
Além de filiações, vários partidos estão sendo criado em Pancas, o que aumentará ainda mais os números de candidatos a vereador que disputarão as onze vagas.
O PSB de Pancas, partido do governador Renato Casagrande, reelegeu por mais um mandato o atual presidente, Arcebino L. Braga, o Bino, que comandará o partido por mais três anos. Basta lembrar que o PSB faz oposição ao prefeito Luiz Pedro Schumacher (DEM).
“O PSB terá uma grande chapa de vereadores, e também lançaremos para prefeito, Cláudio Eggert aliado do governador Casagrande”, disse o presidente do PSB de Pancas, Bino Braga.
Para a sucessão do prefeito Luiz Schumacher, além de Cláudio Eggert (PSB), segue no páreo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pancas, Agmair Araújo do Nascimento, o Guima que saiu do PT e foi para o PRP, partido dos deputados estaduais, Henrique Vargas e Dary Pagung. Ainda seguem sinalizando candidaturas, o vereador Otniel Carlos de Oliveira (PP), e o presidente da Câmara Municipal, Marcos Mataveli (PPS).
“Iremos dialogar com vários partidos, inclusive o PT, PRP e outros que fazem parte da gestão do governo estadual”, concluiu Bino Braga.

Câmara em foco
Luizinho da Silva
Na reunião do dia 15 de agosto vereadores da Câmara Municipal de Pancas focaram suas falas a um periódico da região que vem enaltecendo de uma forma pouco heterodoxa a administração do prefeito Luiz Pedro Schumacher. A este periódico supõe-se a participação dos vereadores que apóia o prefeito ou seja: Otniel C.de Oliveira (PP); Rachel Zuccheto (PMN); Juarez M. Júnior (PSDB) e Fernando A. Oliosi.
O periódico tem atacado sistematicamente um grupo de cinco vereadores que fazem oposição ao prefeito Luiz Pedro Schumacher, a este grupo de vereadores deu-se o nome de G-5. É um grupo de vereadores que se mantêm coeso em suas posições e tem votado a favor do prefeito em todos os projetos que beneficiam o município. É de se estranhar, portanto a posição do periódico. Todos os projetos que o prefeito tem encaminhado à câmara em prol do município o G-5 tem apoiado e aprovado. Há, portanto uma contradição, pois juntamente com o G-4, grupo de apoio ao prefeito, o G-5 tem aprovado as matérias de interesse público. Qualquer cidadão pode requerer na Câmara Municipal o histórico das votações e comprovar o posicionamentos dos vereadores: todos votam a favor do município.
Ocorre um jogo político, pois 2012 já está aí e os partidos se movimentam em busca de candidatos a prefeito e vereadores. É necessário que haja diálogo na Câmara para que tudo possa se harmonizar em prol do crescimento do nosso município.  

Agosto mês das vocações

Conhecer JESUS CRISTO para fazê-lo conhecido de todos

É a principal tarefa de quem é chamado à uma vocação cristã. Cristã no sentido de desenvolver o crescimento do Reino, sendo esposo, esposa, irmã (freira), missionário (a), diácono, diaconisa ou padre.
Se você se enquadra numa das vocações acima e não conhece Jesus Cristo não está apto a desenvolver ou praticar sua vocação. Sim, é preciso conhecer Jesus Cristo e todos os vocacionados mesmo em situações diferentes o conheceram: chamado a ser pai de uma grande nação (Abraão), chamado a libertar um povo (Moisés), chamados a conduzir o povo (Juízes), chamado a ser rei (Davi e outros), chamado a anunciar a vinda do Messias (Isaias), não há como fugir do chamado (Jonas, Pe. Julio e outros que atenderam o chamado em idade avançada), chamados a aplainar os caminhos do Senhor (João Batista), chamada a ser a mãe do Salvador (Maria), chamados a serem fundamentos da Igreja (Apóstolos). A maneira como Jesus chama as vezes é até engraçada: derruba do cavalo (Paulo), através de votação, olha a democracia que existiu na Igreja primitiva (os sete diáconos).
O vocacionado é chamado a anunciar Jesus Cristo e para isto é preciso conhecê-lo. Conhecê-lo através da oração, do estudo, do pobre, do trabalho, da Bíblia, de si mesmo e de suas fraquezas. Sim, Jesus Cristo nos chama mesmo sabendo que somos fracos. Conhecê-lo também através de sua paixão, razão de todo o anúncio de seu evangelho. O vocacionado é chamado a retirar-se do mundo (seminário), deserto (oração) e retiro. O tempo não tem um cronograma certo, depende de onde você partir. (Grau de instrução).
Portanto meus caro jovens e adultos casados, viúvos e viúvas, conheçam este “AMIGÃO” bem a fundo e depois com toda sua energia (capacidade, dons, etc.) saia anunciando-o por aí. Vale a pena o sacrifício. Mãos à obra e não olhes para trás.

 Cristo envia o escolhido para anunciar o Evangelho

Curtas:

Perigo para pedestres com as faixas apagadas em todos os cruzamentos no centro da cidade. Citamos de modo especial a do cruzamento da Rua Adir da Silva e Av. 13 de Maio. O perigo ali é com os estudantes nos horários de pico de saída dos colégios. Os motoristas passam em alta velocidade. Um guarda de trânsito nos horários citados viria bem a calhar.
O piso da praça em frente à matriz é antigo e está causando nojo aos transeuntes. É que o mesmo está bastante encardido sem ter uma limpeza digna há vários anos. Espera-se que a secretaria responsável tome providências.
Livro: Poetas de Pancas que desejam publicar suas poesias numa coletânea devem nos procurar. A ideia é reunir um bom número de poetas e fazer um livro até maio de 2012. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: omestrepanco@r7.com ou pelo celular 9916-5903.
Moradores da Av. Laurindo Barbosa, que moram entre a Empresa de Luz e Luiz Paulo Rodrigues reclamam do mau cheiro provocado por esgoto que está escorrendo a céu aberto pela avenida. O mau cheiro chega à casa paroquial e dura há vários dias.
Na avenida José Nunes de Miranda no trecho da Praça até a loja Dalmar moradores reclamaram da grande quantidade de terra e areia que ali ficou depositados quando da lavagem das ruas de Pancas. A terra e a areia foram retirados, porem  o trecho não foi lavado. A poeira incomoda  moradores e comerciantes.
Em Laginha celular não pega. A reclamação é geral. Vereadores e recentemente o ex-prefeito Wilson Haese detonaram da Tribuna Livre da Câmara o descaso das autoridades, quer municipais e estaduais para a solução do problema. Vale a pena ver o teor da placa na entrada do distrito. Ver em fotos flagrantes.
Pe. Julio Maria da Silva, a partir do dia 22 de agosto de 2011, passou a fazer parte da Igreja Católica Apostólica Antiga, terá o compromisso de celebrar a eucaristia todos os dias. No dia 1º de setembro às 19hs. definirá o horário para os dias de semana, aos domingos será às 19hs. Todos estão convidados. As celebrações serão realizadas em minha residência até que disponhamos de lugar apropriado.
No dia 14 de agosto reuniram-se na Câmara Municipal de Pancas, vários presidentes de Associações do município para uma motivação visando à fundação da Federação das Associações de Pancas (FAP). Também presente o presidente da Câmara o vereador Marcos Mataveli. A reunião foi coordenada por Cláudio Cosme da Silva. A próxima reunião ficou marcada para o dia 17 de setembro onde se dará a fundação da FAP.



FATOS POLICIAIS

Pancas cidade dos pedófilos? São de estarrecer os fatos policiais envolvendo pedófilos em Pancas. Já noticiamos por duas vezes abuso sexual com menores nas edições 56 e 62 e agora outros fatos nesta edição. A polícia tem agido com presteza e conduzindo os elementos envolvidos à cadeia e posteriormente à justiça para que respondam pelos seus atos. As circunstâncias que culminam neste tipo de tara são muitas: meninos e meninas de famílias pobres que são aliciados com doces, balas e alguns trocados. Em outros casos até ajudam as famílias das crianças e adolescentes envolvidos. Vejamos os últimos fatos policiais envolvendo pedofilia em Pancas:
Preso em Laginha distrito de Pancas, no dia 11 de agosto, F. R., vulgo Rosinha, lavrador, 33 anos, acusado de manter relacionamento sexual com um menor de 13 anos. Ao delegado afirmou que ele era passivo, o que não o livrou do ato em si praticado com um menor de idade. F. R. teve prisão preventiva decretada e responde por crime de estupro de vulnerável. Ele foi encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Domingos do Norte e se encontra à disposição da justiça de Pancas.
Uma rede de pedófilos foi desbaratada pela polícia de Pancas envolvendo três elementos, quatro adolescentes e uma criança no Bairro Nilton Sá, nesta cidade. Várias denúncias chegaram à polícia através do Conselho Tutelar. Foram presos pela polícia N.S.V; A.B e E.P.S, todos acusados de crime de estupro de vulnerável, foram encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Colatina e se encontram à disposição da justiça. Ao delegado as adolescentes confirmaram o envolvimento dos acusados. É preocupante o estado de saúde de um dos envolvidos com idade avançada. Parentes do acusado, entre eles um advogado se movimentam em torno da libertação do mesmo.
Preso embriagado: O caminhoneiro José Carlos de Souza, 57 anos, da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, foi preso no dia 06, sábado, por volta do meio dia, em frente ao DPM (Destacamento Policial Militar) de Pancas, no Bairro Nilton Sá, dirigindo um caminhão totalmente embriagado. Ao ser preso afirmou que havia tomado uma Fanta uva e que houve fermentação em seu organismo. Mesmo tendo uma “bela justificativa” para a sua embriagues ele foi encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Colatina.
Morto com uma facada no coração, em sua residência, na madrugada do dia 06 deste mês, no bairro Padre Pedro, Alto Rio Novo, o desocupado e usuário de drogas ilícitas Hudson Failer de Almeida, 25 anos. O crime foi cometido por sua companheira, uma menor de idade, com 17 anos. A menor fugiu do flagrante e se entregou à polícia na semana seguinte. Ao delegado de polícia confessou o crime e disse que sofria maus tratos, era agredida constantemente pelo companheiro. Hudson já havia sido preso várias vezes pelo cometimento de vários crimes. Segundo o delegado ele estava solto a apenas dois meses. O crime será apurado em seus pormenores pelo delegado de Pancas, que também responde por Alto Rio Novo.

VARIEDADES

Bom pescador: No hospício, sentado num banquinho, o doido segura uma vara de pescar mergulhada num balde de água. O médico passa e pergunta:
- O que está pescando?
- Otários, doutor. Responde o doido.
- E já pegou algum?
- Contando o senhor já são cinco.
Criancices: Dois velhinhos conversam num asilo:
- Amigo, eu já tenho 83 anos e estou cheio de problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
- Como um recém nascido.
- Como um recém-nascido?!
- É... Sem cabelo, sem dentes e acho que... acabei de sujar as calças.

PENSAMENTOS: 

"A verdade tem mais uma vantagem: não é preciso lembrar-se do que foi dito antes” (desconhecido).

"A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga" (Provérbio Japonês)

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende (João Guimarães Rosa)
  
  Paróquia São José – Pancas-ES
A Divina Liturgia (missa) todos os domingos às 19h.  Preparação para Batizados, Crisma e casamento às 18h todos os domingos.  Todo dia 19 celebrações para todos que tenham o nome de José. Informe-se pelo celular 9916-5903. As celebrações também ocorrem todos os dias às 19h.  Venha participar de nossa Igreja que é Católica, Reformada, Tradicional, Moderna  Inclusiva.” IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ANTIGA.  Provisoriamente em minha residência

sábado, 6 de agosto de 2011

O MESTRE n° 62

Pancas – ES – Julho/ 2011 – Nº 062 - R$ 0,50 – Fundado em Dezembro de 1985


MORADORES DA ZONA RURAL CONTINUAM SEM ESTRADAS

Virgílio Braga
O jornal “O Mestre” tem recebido muitas reclamações e sugestões de pauta dos moradores da zona rural devido o atraso da Secretaria Municipal de Obras, que está deixando a desejar na manutenção das estradas vicinais.
A Prefeitura através da Secretaria de Obras contratou 2.010 horas-máquina para refazer as principais estradas do município mas devido o atraso na licitação e na chegada das máquinas muitos produtores de café, tiveram que escoar suas produções com as estradas em condições precárias. Em várias estradas caminhões já não passam á muito tempo, e com isso alguns produtores tem que usar outro tipo de transporte até onde o caminhão pode chegar.
O secretário de Obras, Valter Norberto Bezerra ainda não mostrou a que veio, e não resolve os problemas dos agricultores.
Basta lembrar que Valter Bezerra foi indicado pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Juarez Mendonça Júnior (PSDB), que antes fazia oposição ferrenha contra o prefeito Luiz Pedro Schumacher (DEM). Em seus discursos na Câmara, Juarez Mendonça criticava com todas as garras a má administração do prefeito Luiz Schumacher, e também criticava o secretário de Saúde, Josimar Schram, e hoje estão todos no mesmo “barco”.
Vários agricultores dos córregos próximos a Vila Verde tem reclamado que as máquinas ainda não fizeram a manutenção das estradas vicinais. Nas últimas sessões da Câmara Municipal, o vereador Adelcio Coffler (PT), criticou a secretaria de Obras que ainda não fez a manutenção das estradas no córrego Sumidouro e região. “Fico indignado com as mas notícias sobre o Córrego do Roque, que o secretário não fez a manutenção da estrada por que não quer,”  afirmou vereador Adelcio Coffler.
Ainda em seu discurso, Adelcio fez um alerta á população sobre os alunos que precisam do transporte escolar. “É um absurdo os alunos daquela região ter perdido o primeiro semestre letivo por falta de estrada”, reclamou Adelcio Coffler.
O jornal “O Mestre” tem recebido muitas reclamações sobre as estradas precárias de Pancas, por esse motivo caso o secretário Valter Bezerra não resolva os problemas dos produtores voltaremos a publicar mais uma matéria na próxima edição.  


Associação Atlética União poderá ter
um novo comando


Virgílio Braga
A Associação Atlética União, do Bairro Operário, deverá ter uma nova mudança no comando, devido á ausência do presidente José Vânio dos Santos, que se encontra ausente do município por um grande período.
José Vânio foi eleito em Dezembro de 2010, tendo como vice-presidente Arnóbio da Silva, 1º secretário: Fábio Machado Balsani, 2º secretário: Jaílton Melanes Prudêncio, 1º Tesoureiro: Sebastião Gonçalves dos Passos, e 2º Tesoureiro: Elias Mendes.
O vice-presidente Arnóbio da Silva, assumirá em breve o comando da Associação que foi fundada em 18 de abril de 1955, um time tradicional de Pancas e com sede no maior Bairro do nosso município.



CENTRO DE DIAGNÓSTICO MÓVEL COM CAPACIDADE



DE 3.000 ATENDIMENTOS-MÊS




Virgílio Braga
O deputado federal Paulo Foletto (PSB), participou no dia 21 de junho, no Ministério da Saúde, de uma reunião junto com a bancada capixaba para solicitar recursos federais para a construção de hospitais na região serrana e noroeste do Espírito Santo. O ministro Alexandre Padilha afirmou que irá verificar a possibilidade de rubricas para a construção dos dois hospitais regionais no Estado e informou que já foi publicada no Diário Oficial da União a construção da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município da Serra. Foletto propôs ao ministro  a criação do Centro de Diagnóstico Móvel com exames de mamografia, tomografia e ultra-sonografia. A unidade tem capacidade de  3.000 atendimentos-mês. “Essa variedade móvel, um caminhão equipado com tecnologia de exames, pode atender um número grande de cidadãos que não precisarão se locomover para outras cidades. Vou entrar com emenda parlamentar para que a região noroeste tenha um Centro de Diagnóstico Móvel que  será entregue a um consórcio intermunicipal”, concluiu o deputado federal Paulo Foletto.

Centro de Diagnóstico Móvel


“MESTRES DE PANCAS”

GALDINO PEREIRA DE VASCONCELOS

            Nesta edição iniciamos uma nova coluna em que nos propomos mostrar pessoas que trabalharam ou ainda trabalham para Pancas. Serão pessoas que estão em nosso meio, ativas ou aposentadas e, ou mesmo que tenham falecidas para reverenciar suas memórias. Iniciamos com o Sr. Galdino Pereira de Vasconcelos.
            Galdino Pereira de Vasconcelos, filho de Theotônio Pereira de Vasconcelos e de dona Ana Antônia de Jesus, doravante Sr. Galdino, nasceu aos 21 de dezembro de 1924 na cidade de Resplendor, estado de Minas Gerais. É casado com a Srª. Petronilha Teixeira de Vasconcelos com quem teve 11 (onze) filhos, sendo que dois (2) faleceram: Theotônio Pereira Vasconcelos e Eucir Pereira de Vasconcelos, o popular Cici, farmacêutico e também vereador, que Pancas conheceu e com ele conviveu durante muitos anos. E ainda vinte e três (23) netos e quatorze (14) bisnetos.
            Com mais ou menos quatro (4) anos de idade Sr. Galdino veio para Pancas, na época pertencente a Colatina. “Fui direto para a roça” afirmou. Ele foram mora no local denominado Sumidouro do Pancas, distrito de Laginha, em terras próprias adquiridas por seu pai. Aqui começa a história do Sr. Galdino. Vamos a ela:
            A infância e juventude passaram-se na roça. Os estudos feitos em Águia Branca, chegando à quarta série. Encerrando o ginásio, hoje ensino fundamental. “A minha juventude foi marcada por muitas aventuras, próprias da idade, marcando presença nas festas de cidades vizinhas, Alto Rio Novo, Águia Branca e outras, também incluindo Pancas.” Segundo Sr. Galdino, sempre montado num reluzente cavalo, sempre bem vestido à moda da época, pronto para conquistar as moças namoradeiras e foi assim que se casou aos dezoitos de março de 1950 com a Srª . Petronilha Teixeira de Vasconcelos com que vive até hoje. Sr. Galdino nos afirmou que já foi católico, esteve na Assembléia de Deus e hoje é membro da Igreja Presbiteriana, da qual não pensa em largar.
            Sr. Galdino também foi um político que muito lutou para que Pancas se emancipasse. Entrou na política sob a influência do Sr. Laurindo Barbosa e Edson Machado. Foi eleito vereador de Colatina em 1953, representando Pancas, nesta época vereador não tinha salário. Era gostar mesmo de política e querer trabalhar por causas justas. Mas junto com Sr. Galdino estavam também Laurindo Barbosa, Rubens Pereira da Silva, Altamiro Nóia, Carlos Clen de Oliveira, Roberto Felipe e Sebastião Ribeiro. Todos já falecidos.
            Sr. Galdino exerceu um mandato por Colatina e quatro por Pancas. Nesta época os vereadores de Pancas se uniram aos vereadores de São Gabriel da Palha e assinaram o requerimento para a emancipação de Pancas e São Gabriel respectivamente. A emancipação ocorreu com a assinatura da Lei Nº 1.837 de 21 de fevereiro de 1963. Pancas emancipou-se às 15h30min do dia 13 de maio de 1963. Lá estava o nosso Mestre de Pancas todo garboso e cheio de orgulho por ver o seu município emancipado. A alegria e emoção eram contagiantes. Um sonho acalentado por muitos que se tornou realidade.
            Sendo vereador por cinco mandatos, Sr. Galdino atuou com bastante zelo e responsabilidade, sendo de sua autoria indicações para construção de pontes, 12 escolas, abertura de estradas e dezenas de outras obras. Atuou também na coordenação de professoras (es) e no atendimento aos mais necessitados. Por sugestão da professora Marinez Duarte, hoje residente em Vitória capital de nosso estado, Sr. Galdino apresentou à Câmara Municipal o projeto de Lei nº 060/68 de 27 de dezembro de 1968 dando à cidade o Título de “Cidade Poesia”. Título que traz muito orgulho ao povo panquense. Nas obras descritas acima, o Sr. Galdino confessou que as inaugurações eram marcadas por grandes comemorações e eventos próprios da época. Ele afirma que já doou 12 arroubas de boi para a inauguração da estrada ligando Sumidouro do Pancas a Laginha, e que ela foi aberta a enxadão. Certa feita segundo o Sr. Galdino, Jairo Soares Batista, falecido em dezembro de 2010, doou 40 quilos de carnes para o povo durante eventos ocorridos nestas inaugurações.
            Sr. Galdino exerceu os quatro mandatos durante a gestão dos seguintes prefeitos: 1-Antônio Mário Eugênio Ruschi; 2- Laurindo Barbosa; 3- Nilton Sá foram nomeados. Em 31 de janeiro foi empossado o primeiro prefeito eleito: 4- José Nunes de Miranda; 5- Wilson Haese; 6- Laurindo Barbosa; 7- Walace dos Santos Alcure e 8- Walter Haese. Note-se que Laurindo Barbosa foi nomeado na primeira vez e no segundo mandato foi eleito. Estão vivos ainda para testemunhar a história Wilson Haese, Walter Haese e Walace dos Santos Alcure.
            Queremos que todos participem desta coluna. Enviem sugestões de nomes e fatos ocorridos, fotos e outros acontecimentos que nos ajudem a homenagear os “Mestres de Pancas” e a completar a história de nosso município aqui descrito.   


Foto: J.M.Silva

Galdino Pereira de Vasconcelos e sua esposa Petronilha Teixeira de Vasconcelos.

Para Pedro?

            Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 20, os vereadores de Pancas frearam o desejo do prefeito, Luiz Pedro Schumacher, de ter em mãos cerca de R$ 7 milhões para gastar à vontade em 2012, sem necessidade de recorrer à Câmara Municipal.
            Notícias sem confirmação correram soltas pela cidade dando conta de que o vereador Iraci Pinheiro da Silva teria recebido uma grande quantia em dinheiro, além de outras benesses para votar a favor do prefeito. Nos bastidores tudo levava a crer que a mesma se confirmaria. Iraci manteve fidelidade ao grupo, conhecido por G5, composto pelos vereadores Marcos Mataveli, Juarez Carlos Giles, Cícero Quedevez Grobério, Adelcio Bento Cofller e ele.
            Fizeram uso da palavra os vereadores Cícero  Grobério e Juarez Mendonça. Cícero enfatizou que, com este dinheiro o prefeito iria gastar à sua maneira sem precisar de votação na Câmara. Segundo Cícero a Câmara estaria assinando um cheque em branco e que sendo assim ela poderia fechar as portas no ano que vem. Ainda segundo Cícero os vereadores não são empregados do prefeito e até hoje ele não mostrou a que veio. Outro que fez uso da palavra Juarez Mendonça, líder do prefeito na casa, frisou que tudo não passa de política e que seguindo a práxis da casa poderia até mesmo diminuir o percentual de contingência.
            Pelo que se depreende é esse mesmo o pensamento de todos: política. O prefeito Luiz Pedro Schumacher teria em mãos uma quantia considerável para gastar, à sua maneira, justamente num ano político. Ninguém quis assumir o risco. A oposição se manteve firme e nada se confirmou diante dos boatos da virada de Iraci Pinheiro da Silva o que levou o grupo a assumir uma postura de defesa das finanças do município.
            A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2012 está estimada em R$ 37 milhões, (trinta e sete milhões de reais), e 20% deste monte equivalem a R$ 7 milhões, (sete milhões de reais) mais ou menos. Os vereadores propuseram uma emenda de 0%, que o prefeito vetou.
            Tudo fizeram para que os 20% fossem aprovados, inclusive a manobra acima de seduzir o vereador Iraci Pinheiro da Silva. O G-5 conseguiu derrubar o veto do prefeito. Tudo isto poderá ser alvo de ações judiciais. Fonte segura nos afirmou que o prefeito ainda poderá ter uma vitória nesta batalha.


 TRIBUNA DAS LAMENTAÇÕES

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Pancas tem se tornado ultimamente a Tribuna das Lamentações. Ali já compareceram professoras, Gina Karla Reis; agricultor, Daniel Soares da Silva e políticos Wilson Haese. A tônica das lamentações recairam, e pelo que parece, vai continuar recaindo sobre o prefeito de Pancas, Luiz Pedro Schumacher.
O espaço tem cumprido sua finalidade que é o de servir a todos. É um espaço democrático onde todos expressam suas idéias e manifestações dentro de limites pré-estabelecidos.
Wilson Haese, ex-prefeito de Pancas, ex-deputado estadual e federal, esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Pancas no dia 27 de junho para manifestar-se contra o atual governo de Pancas, na pessoa do Sr. Prefeito, Luiz Pedro Schumacher. Segundo ele o governo municipal culpa a oposição pelas mazelas que o município passa. Pancas não tem um projeto macro que vise o seu crescimento. Políticas sociais e de incentivos ao homem do campo. Conselho da agricultura que não atua e nem fiscaliza o uso das máquinas do PRONAF que são desviadas para outras finalidades. Descaso para com o homem do campo que trabalha para o progresso do município. Ocorre o contrário segundo ele: o homem do campo é preso por trabalhar. Alusão à prisão de um agricultor, Daniel Soares da Silva, noticiado na edição passada.
Saúde e educação estão jogadas às margens das políticas públicas. Atraso de Pancas nas comunicações referindo-se à telefonia celular que não atende aos distritos de Laginha e Vila Verde e à internet de cunho social.
Wilson Haese, bastante emocionado, sentindo-se em casa ainda lembrou-se do irmão Walter Haese, também ex-prefeito de Pancas, que segundo ele foi muito perseguido. Wilson Haese ainda falou sobre diversos assuntos envolvendo a política atual do município.

CÂMARA APROVA VÁRIOS PROJETOS EM SUA ÚLTIMA SESSÃO
Luizinho da silva
A Câmara Municipal de Pancas, na sessão do dia 11 de julho do corrente ano aprovou vários projetos oriundos do executivo municipal, a maioria abrindo crédito suplementar, parecer do Tribunal de Contas sobre as contas do prefeito Luiz Pedro Schumacher, moção de pesar e indicações dos vereadores.
Na Tribuna Livre o Sr. Valdecir Lazarin fez pronunciamento agradecendo aos vereadores e ao prefeito por tornarem de utilidade pública a Associação Reciclando Vidas, que desenvolve um excelente trabalho na coleta e reciclagem do lixo, destaques para papelão e outros. Ainda fez uso da palavra a professora Cassiana Verdan da Silva, coordenadora da semana do Bebe que ocorreu em Pancas.
No tempo destinado ao grande expediente fizeram uso da palavra os vereadores Iraci Pinheiro da silva; Cícero Grobério e Juarez Mendonça.
Todos elogiaram o trabalho feito pelo Sr. Valdeci com relação à coleta de lixo; parabenizaram a professora Cassiana pelo trabalho feito em prol das mães gestantes e aos aniversariantes da casa.
Todos os projetos e requerimentos foram votados e aprovados inclusive o parecer favorável do TC-ES que aprova as contas do prefeito Luiz Pedro Schumacher referentes ao ano de 2009.
No fim da sessão o presidente anunciou que a Câmara estará de recesso a partir do dia 17 de julho a 02 de agosto.

 FATOS POLICIAIS

POLÍCIA RECUPERA PRODUTOS DE ROUBO. A polícia de Pancas recuperou no dia 7 deste uma motocicleta e uma bomba de irrigação que foram furtadas da propriedade de Jáder Martins no Córrego Laranja da Terra, distrito de Laginha. A bomba foi recuperada em Águia Branca. Os autores do furto foram identificados como sendo Sarney, Paulinho Florêncio e Rúdio Pereira de Oliveira Gustavo. Os objetos foram recuperados na propriedade de Rúdio. Os mesmos confessaram o crime e estão respondendo a inquérito policial.

PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA. No dia 13 de julho foi preso no Córrego Alto Pancas, Argentino Norato, lavrador, 60 anos, portando duas espingardas sem autorização. O mesmo foi preso na propriedade de José Pires da Luz onde é meeiro, sendo encaminhado para o DPJ (Departamento de Polícia Judiciária) de Colatina.

PRESO EM PLENA LUZ DO DIA embriagado, pilotando uma moto sem habilitação, autuado em flagrante e encaminhado a DP (Delegacia de Polícia) de Mantenópolis. A prisão de Paulo Sérgio Florêncio, 32 anos, ocorreu por volta das 11h30, no dia 18 de julho, na Av. 13 de Maio, próximo à Rodoviária. O mesmo foi autuado por falsidade ideológica tendo apresentado documento falso no ato da prisão, foi encaminhado à DP de Mantenópolis tendo em vista que naquela comarca existia um mandado de prisão contra ele por tentativa de homicídio.

PRESO POR ESTUPRO o lavrador O.B.F, 66 anos, conhecido como BB, foi preso por estuprar uma menor de 6 anos, aparentemente sua parente. O fato ocorreu no dia 15 de julho e o acusado só foi preso no dia 18. O acusado encontra-se em prisão temporária decretada pela justiça.

DISCUSSÃO DE CASAL ACABA EM FERIDO. Uma possível discussão de casal envolvendo um comerciante de Pancas levou o mesmo ao hospital Sílvio Avidos de Colatina após ser ferido por dois disparos de arma de fogo feito por um policial militar. O fato ocorreu no dia 15 de julho no bar do Marquinho em frente à Rodoviária de Pancas. Gilmar de Souza, policial militar, teria visto a discussão de um casal, João Marques Filho e esposa, comunicando o fato à sogra de João e levado a mesma ao bar quando João Marques Filho teria partido para cima do policial que, para conter a agressão teria efetuado os disparos O proprietário do bar, João Marques Filho, foi levado ao hospital, medicado e já se encontra em casa. O policial militar Gilmar de Souza, que efetuou os disparos, foi levado ao DPJ (Departamento de Polícia Judiciária) de Colatina. As circunstâncias do fato estão sendo devidamente apuradas em inquérito policial instaurado na DP de Pancas.  
           
              LAGINHA CELEBRA IIª POMERFEST


Luizinho da Silva
            A segunda edição da Pomerfest, festa pomerana do distrito de Laginha, município de Pancas, ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de junho do corrente ano.
            A abertura da festa foi marcada pela sessão itinerante da Câmara Municipal de Pancas realizada na Quadra de Esportes Juarez Mendonça, presidida pelo vereador Marcos Mataveli. Representando o legislativo também estavam presentes os vereadores Adelçio Bento Cofller, PT; Juarez C. Giles, PMDB; Cícero Grobério, DEM; Iraci Pinheiro da Silva, DEM; ausência sentida por todos foi a do prefeito Luiz Pedro Schumacher, que se fez representar pelo secretário de Saúde Josimar Schrann.
            A sessão prosseguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida foi feita uma oração pelos pastores Ênio Fux e Roberto Couto, ambos luteranos em suas respectivas denominações.
            A chegada  dos pomeranos ao Espírito Santo se deu no ano de 1830, quando desembarcaram em Vitória. Seguiram então para Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Baixo Guandu e Pancas, estabelecendo a maioria no distrito de Laginha.
            As dificuldades enfrentadas foram inúmeras, inerentes de desbravadores, as que marcaram, porém foram a proibição de se comunicarem na sua língua, construção de igrejas e escolas e a perseguição do governo da época. O povo pomerano deve-se orgulhar pelo seu trabalho, que hoje está sendo reconhecido pela preservação do meio ambiente e costumes tradicionais.
            Diversas pessoas foram homenageadas com certificados de honra ao mérito. E a festa teve prosseguimento com várias atrações locais. Segundo os organizadores a festa contou com a efetiva participação dos poderes executivo e legislativo no encaminhamento e aprovação de verbas para o evento.

CURTAS

Depois de mais de três meses que os usuários da Rodoviária de Pancas ficaram no sufoco para utilizar os sanitários masculinos, que estavam quebrados, a secretaria de Obras fez a instalação de um novo vaso sanitário, para a alegria geral.
A reclamação é geral em se tratamento do serviço de som da igreja católica que presta serviços de anúncios, não se houve a voz de quem fala. A música é audível. Com a palavra os responsáveis.
Já foi noticiado neste jornal que: “Águia Branca invade Pancas”. Hoje tudo se repete com o aumento dos invasores: São Domingos do Norte, Alto Rio Novo e... Águia Branca de novo. Nas divisas com estes municípios o prefeito de Pancas não tem feito nada: falta conservação de estradas, transporte de alunos, reformas de escolas e incentivo aos produtores para guiarem suas mercadorias em Pancas. Já os vizinhos fazem de tudo e tem conquistado até eleitores.
Muitos produtores têm reclamado com as péssimas condições das estradas. As máquinas do PRONAF, segundo consta, estão sendo desviadas para outras finalidades.
A prefeitura de Pancas fará leilão de vários bens inservíveis do município que se encontram no barracão da Cibrazem. A lista contendo os bens já foi publicada e se encontra no mural da Prefeitura. A data do leilão ainda não foi marcada. Bens inservíveis são aqueles que não têm destinação pública definida. Podem ser colocados à venda pela administração pública através de licitação na modalidade leilão.
Decreto cancela restos a pagar não processados. O Decreto nª 5133 de 13 de julho de 2011 cancela restos a pagar não processados dos anos 2007, 2009 e 2010 num montante de R$ 144.729,27 (Cento e quarenta e quatro mil, setecentos e vinte e nove reais, e vinte e sete centavos). Entre os credores estão sociedade Pestalozzi e outros.

RECICLAGEM DE PAPE L
Quantas vezes um papel pode ser reciclado?
Por C. Clairborne Ray
New York Times News Service

Existe um limite para o número de vezes que um papel pode ser reciclado?
Algumas fontes da indústria estimam que uma folha de papel comum feita a partir de fibras de celulose derivada de madeira pode sobreviver a de 4 a 6 passagens pelo processo de reciclagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos coloca o número entre 5 e 7 vezes.
Não é surpreendente que os rigores da remanufatura tenham um preço para as fibras.
Idealmente, o papel para reciclagem é separado por tipos, pois o papel com fibras longas, como papel branco de escritório, oferece maior flexibilidade para reciclagem, enquanto o papel de jornal, com suas fibras mais curtas, é geralmente reservado para a produção de mais papel de jornal e outros papeis de baixa qualidade.
O papel é retalhado e cortado, e então submetido a uma mistura de químicos e água. Depois, é aquecido enquanto é esmagado. Passa por um processo de centrífuga e separação, para remover impurezas; depois é descolorido com mais químicos; borrifado numa tela de arame, drenado, secado e comprimido por rolos aquecidos.
A cada passo, as fibras se tornam mais curtas, grossas e duras. Sendo assim, a fibra reciclada acaba tendo de ser misturada à fibra virgem para a produção de um papel com a qualidade desejada.
De acordo com a Associação Americana de Florestas e Papéis, 63,4% do papel consumido nos Estados Unidos foi recuperado para reciclagem em 2009.

 Robson Locadora

Os dez filmes mais locados: Rio; Invasão do Mundo Batalha de Los Angeles; As Mães de Chico Xavier; A Cruz; Jogo de Poder; Eu sou Número 4; Salmo 21; Esposa de Mentirinha; Animais Unidos Jamais Unidos Jamais Serão Vencidos e Passe Livre.
Agenda da Banda FORRÓ TROPICAL: 30 e 31 de julho Duas Barras; 06 e 07 de agosto Penha da Barra Seca, Nova Venécia; 13 de agosto São Pedro de Águia Branca;14 de agosto, Jacarandá; 15 de agosto, Festa do SINDICOMERCIÁRIO, São Gabriel da Palha; 20 e 21 de agosto, Festa do Agricultor em Vila Verde; aguarde nova agenda de shows. 

VARIEDADES

SEMPRE ATRASADO: A mulher comenta com o marido que volta do trabalho:
- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por um segundo não acertou a cabeça da mamãe.
E o marido:
- Não agüento mais esse relógio! Está sempre atrasado!

INTELIGÊNCIA CANINA: Dois amigos no botequim:
- Cara, cachorro inteligente é o meu! Toda manhã, ele pega o jornal para mim...
- Grande vantagem! Qualquer cão sabe fazer isso!
- É, mas eu não sou assinante de nenhum jornal...

PENSAMENTOS:

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.
Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu.



Telefones de Emergências:


Quando você estiver triste, ligue João 14.
Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.
Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
Quando você sentir-se triste e sozinho,
ligue Romanos 8:31-39.
Quando você quiser paz e descanso,
ligue Mateus 11:25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus,
ligue Salmo 90.
RECEBEMOS ESSA RELAÇÃO DE TELEFONES DE EMERGÊNCIA E
ACHAMOS POR BEM COMPARTILHARMOS COM  PESSOAS ESPECIAIS!
Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer MOMENTO em sua VIDA!!!