sábado, 26 de janeiro de 2013

O Mestre - Janeiro/13 - Nº -080.

 Foto: J.M.Silva.
Luiz Pedro Schumacher, ficará inelegível por oito anos

EX-PREFEITO DE PANCAS FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS
O ex-prefeito de Pancas, Luiz Pedro Schumacher (DEM), que deixou a Prefeitura, recentemente, foi condenado a 8 (oito) anos de inelegibilidade e multa, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Também foi condenado na mesma ação, seu candidato à vice-prefeito nas eleições 2012, Marcos Antônio Barbosa Ribeiro, o Marcos do Cartório (PR). Schumacher e Marcos foram condenados por ter uso indevido de meio de comunicação social, propaganda institucional veiculada em rádio durante o período vedado. A relatora da ação foi à juíza da Corte, Rachel Durão Correia Lima. Na ação, Rachel Durão cita que o ex-prefeito utilizou a Rádio União FM para realizar publicidade institucional irregular, sendo que tais propagandas foram veiculadas entre 12 de abril de 2012 até o dia 06 de agosto de 2012, sete vezes ao dia. A lei diz que a partir do dia 07 de julho do ano das eleições é vedado de publicidade institucional do município, consoante o disposto no art. 73 Vl, “b”, da Lei nº 9.504/97, diz a relatora Rachel Durão.
“Embora tenha sido expedido ofício pela Prefeitura de Pancas, à Premier Propaganda, em 08 de maio de 2012, determinando a suspensão de toda e qualquer publicidade institucional realizada sob responsabilidade daquela agência de publicidade, Luiz Schumacher e Marcos do Cartório, deveriam ter tomado  providências concretas para que a propaganda, de fato, fosse retirada do ar, o que não ocorreu”, enfatizou a relatora juíza do TRE, Rachel Durão.
Ainda na ação Rachel Durão foi bem clara: “A publicidade veiculada na Rádio União FM não se conteve a informar objetivamente os feitos da Administração Municipal, ultrapassando os limites da propaganda institucional ao veicular, repetidas vezes, que “a Prefeitura de Pancas não para e vai continuar trabalhando pelo povo”. Com tais afirmativas, sugere-se ao eleitor que os atuais administradores à época (o então prefeito Luiz Schumacher) deveriam continuar à frente do Pode Executivo de Pancas para que permaneçam executando obras e outros benefícios ao município”, diz a ação. Os demais membros da Corte do TRE-ES votaram com a relatora por unanimidade. Contudo, ainda cabe recurso.

PANCAS CONQUISTA O SELO UNICEF
No dia 28 de novembro de 2012, o nosso Município foi certificado em Brasília com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”. Apenas 07 (sete) municípios do Espírito Santo alcançaram esse prêmio, sendo eles: Colatina, Montanha, Mucurici, Pancas, Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Vila Valério. Esse Prêmio é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ou seja, o município se movimenta realizando Projetos nas Escolas, Ruas de Lazer, Projetos na área de Saúde, entre outras ações que visam a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes da cidade. Estas ações acontecem num período de 03 anos e no final o UNICEF- Fundo das Nações Unidas para a Infância, avalia os municípios e vencem os  que mais avançaram, que mais se comprometeram e que realizaram todas as etapas propostas pelo UNICEF.
Para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso, é preciso que o município tenha um Articulador comprometido, responsável e com capacidade suficiente para envolver todo o município nas ações do Selo, pois o Selo não compreende nenhum setor específico da Administração, mas todos os setores da Prefeitura Municipal, sociedade civil, instituições, conselhos, entre outros. A articuladora em Pancas foi a sra. Cassiana Verdam da Silva, que desempenhou muito bem o seu papel, trazendo para o município esse certificado de grande importância. Essa iniciativa é uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem a missão de Garantir os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e estes quando vencedores são certificados pelo Governo Federal em Brasília e pelo Governo Estadual em Vitória. Assim respectivamente passam a ser mais bem vistos por essas esferas e passam a ter mais prioridade nos atendimentos juntos a esses governos. Nosso município conquistou o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Ganhar o Selo foi uma grande conquista, mas poder mudar um pouco a vida das crianças e dos adolescentes de Pancas foi o maior prêmio que poderíamos receber!!!! 


Caos e beleza em Alto Rio Novo
juliomariadasilva@gmail.com e Virgílio Braga.                                                         Facebook.             
Emanuela Pedroso, prefeita de Alto rio Novo, muitos problemas pela frente.
O município de Alto Rio Novo, noroeste do estado, começou o ano de 2013 entre o caos e a beleza. O caos se relaciona ao estado em que se encontra o município. Descaso de uma administração que solapou as finanças públicas, deixando o município à beira de um caos, cujos efeitos levarão algum tempo para ser amenizado.
O ex-prefeito, Edson Soares Benfica, o Edinho (PSD), deixou sem empenho algum, o pagamento dos funcionários efetivos que somam cerca de trezentos e cinquenta e seis (356) e sem nenhum constrangimento, deixou para trás, ou melhor, para frente, cerca de 115 contratados com rescisões em aberto. Tudo ultrapassa a um milhão de reais. Sem contar a folha de dezembro, 13º salário e férias. Os funcionários chegaram a ensaiar manifestações o que não se concretizou dado o empenho da atual prefeita que está se desdobrando para colocar as finanças em dia.
Água, luz, telefone e outros somam cerca de cinco meses em atraso e apenas um telefone se encontra em funcionamento. Com publicações no Diário Oficial a dívida chega a R$ 19.456,59 (dezenove mil quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinqüenta e nove centavos). Dívidas também com o transporte escolar e diversas movimentações irregulares em contas vinculadas a convênios, o que fará com que a prefeita eleita execute algo curioso: devolver dinheiro para receber dinheiro.
Outras irregularidades encontradas constam do sumiço de dezenas de móveis que estavam localizados em diversas secretarias o que motivou a prefeita Emanuela, a fazer um BO (Boletim de Ocorrência). Não se sabe onde foram parar os ditos móveis e ainda se constatou o sucateamento da frota de veículos que foram encontrados em péssimo estado de conservação.
O governador Renato Casagrande (PSB) pediu para a prefeita fazer um levantamento da situação e se prontificou em ajudar Alto Rio Novo a sair do caos em que se encontra.
Em meio a tudo isto vem à beleza na administração do município. Uma prefeita jovem, bonita, inteligente, formada em advocacia com muita garra e disposição para tirar Alto Rio Novo do caos em que a deixou a administração passada: Maria Emanuela Alves Pedroso.
A nova prefeita conta com a compreensão dos rionovenses e promete acertar a situação financeira do município e investir em infra-estrutura. 
 Proposta altera data de posse de presidente, governadores e prefeitos
Cerimônias não seriam mais realizadas em 1º de janeiro, mas no dia 15. PEC prevê unificação das três eleições a partir de 2018.
Os convidados para a posse do escolhido em 2018 para a Presidência da República talvez não precisem estar no Congresso poucas horas após as festas da virada do ano. A cerimônia de posse deverá ocorrer em 15 de janeiro de 2019, segundo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/11, de José Sarney (PMDB-AP), que está pronta para votação em Plenário.
O texto, que será votado em primeiro turno e compõe um conjunto de iniciativas da reforma política, é um substitutivo adotado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aprovado em dois turnos pelo Senado, será enviado para a Câmara.
Segundo a proposta, o mandato do presidente terá início em 15 de janeiro. A regra valerá para os eleitos a partir de 2018. O escolhido em 2014 tomará posse, como ainda é norma, em 1º de janeiro de 2015. Os escolhidos para governar os estados a partir de 2018 tomarão posse em 10 de janeiro. Os prefeitos escolhidos a partir de 2016 começarão seus mandatos em 5 de janeiro.
Uma mudança prevista na proposta diz respeito às eleições municipais. Pelo texto, os mandatos dos prefeitos eleitos em 2016 terão a duração de apenas dois anos. Assim, prevê-se a coincidência geral de eleições a partir de 2018.
Em voto favorável, o relator da proposta, Renan ­Calheiros (PMDB-AL) argumenta que a coincidência de datas “funcionaria como elemento motivador do entendimento entre os partidos e as lideranças municipais, estaduais e federais em benefício do interesse nacional”.
— Além de ampliar a estabilidade política, a coincidência dos pleitos contribuirá de forma efetiva para a redução dos custos das campanhas eleitorais e dos gastos da própria Justiça Eleitoral — disse Renan. Ao defender a mudança, ele citou que a posse do presidente no primeiro dia do ano dificulta a participação de chefes de Estado estrangeiros.
Fonte: Jornal do Senado

Querendo saber da vida eterna
E eis que, aproximando-se dele um jovem, e disse-lhe Bom mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: porque me chamas bom? Não a bom, senão um só que é Deus, se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele, quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; hora teu pai e tua mãe, e amarás a teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me resta ainda? Disse-lhe Jesus, se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus: 19, 16-22. Neste texto, encontro três pontos importantes do jovem rico, quando este tem um dialogo com Jesus.  
l - Ele fez uma pergunta de grande importância, mas sem estar disposto a assumir uma posição: É possível que a grande pergunta tenha sido feita, em razão do conhecimento prévio que o jovem tinha da pessoa de jesus. Ao ver as realizações do Senhor, chegaram à conclusão de que ele ensinava o caminho correto para a entrada no reino de Deus. “Daí sua pergunta, significativa-Bom mestre, que farei para conseguir a vida eterna”? Tal pergunta revelou seu imenso desejo de fazer parte do reino! Sua intenção era correta, embora não soubesse aproveita-la. Não basta ao pecador fazer perguntas acerca da salvação, é necessário abraça-la, crer no sacrifício realizado pelo filho de Deus, recebendo-o no coração. Somente assim podemos alcançar a vida eterna e fazer parte da família de Deus.
ll. Revelou ser um excelente religioso, mas não um cristão verdadeiro: Quando o jovem foi incentivado por Jesus a guardar os mandamentos, asseverou que os vinha guardando desde sua mocidade. Sua conduta religiosa nos mostra claramente o quanto ele era preocupado com o destino de sua alma. Para tanto, procurava guardar os mandamentos instituídos pelo o Senhor, através de Moisés. Observamos que Jesus citou uma lista de mandamentos para o jovem, depois, afirmativa do jovem, tudo isso tem guardado desde a minha mocidade. Não podemos acreditar que sua afirmação fosse verdadeira, uma vez que ele, como qualquer ser humano, não tinha condições de guardar literalmente os mandamentos, porem tal fato nos mostra o quanto o moço era preocupado em agradar a Deus. Cremos que há muitas pessoas que agem da mesma maneira que agiu este moço. Na ânsia de agradarem a Deus, procuram praticar sua religião com uma disposição incrível Dedicam-se a rituais, penitencias esmolas, etc, porém suas almas estão vazias de Deus. Portanto o verdadeiro sentido da vida em Deus não é o fazer, mas o ser, embora como filhos de Deus devamos também praticar um cristianismo autêntico. Lembre-se a fé sem obras é morta ( Tiago: 2, 26 ).
lll. Queria a vida eterna, mas eram apegadas as coisas materiais: Quando o moço, depois de dizer a jesus que estava guardando os mandamentos, perguntou o que ainda lhe estava faltando, Jesus lhe disse: se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu, e vem, e segue-me" todavia a palavra de Deus nos informa que ele, ouvindo esta palavra, retirou-se triste porque possuía muitas propriedades. Com certeza, os bens , materiais acabam se tornado um grande impedimento para a queles que desejam a vida eterna. A bíblia nos informa que não podemos servir a dois senhores, há de odiar um  e amar o outro, ou se dedicará um e desprezará o outro, não podeis servir a Deus e a Mamom. ( Mateus: 6, 24 ) as riquezas torna a palavra de Deus infrutífera ( Mateus: 13,22 ) não devemos depositar nossa esperança na incerteza das riquezas. ( l Timóteo: 6, 17 )  portanto presado leitor, se queres Entrar na vida eterna, esteja disposto a assumir uma posição diante de Deus,   ser um excelente religioso , mas também um verdadeiro cristão, você não é condenado, a, possuir bens materiais, mas tenha Deus em primeiro lugar, que Deus te abençoe em nome de Jesus. Diác.Sérgio Félix Gomes.

Os “pastores” mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes.

 “Religião sempre foi um negócio lucrativo.” Assim começa uma reportagem da revista americana “Forbes” sobre os milionários bispos fundadores das maiores igrejas evangélicas do Brasil.
A revista fez um ranking com os líderes mais ricos. No topo da lista, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista.
Em seguida, vem Valdemiro Santiago, com R$ 400 milhões; Silas Malafaia, com R$ 300 milhões; R. R. Soares, com R$ 250 milhões; e Estevan Hernandes Filho e a bispa Sônia, com R$ 120 milhões juntos.
Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, além de ser o pastor mais rico do Brasil, possui templos até nos Estados Unidos e um jatinho particular, de modelo Bombardier Global Express XRS, estimado em R$ 90 milhões. Macedo tem 10 milhões de livros vendidos, alguns deles extremamente críticos à Igreja Católica e a algumas religiões africanas.
Seu maior movimento aconteceu na década de 1980, quando adquiriu a rede Record, a segunda maior emissora do Brasil. Além disso, é dono do jornal “Folha Universal”, que tem uma circulação de 2,5 milhões de exemplares, e da gravadora Record News.
Seguindo os passos de Macedo, Valdemiro Santiago é ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Após se desentender com o chefe, ele fundou sua própria igreja: a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem 900 mil seguidores e mais de 4.000 templos, muita deles adornados com imagens dele. Sua fortuna é estimada em R$ 400 milhões.
Silas Malafaia é líder da Assembleia de Deus, a maior igreja pentecostal brasileira. Entre os pastores, ele é o mais polêmico, e se envolve frequentemente em controvérsias com a comunidade gay do Brasil, já que declara ser o maior opositor ao casamento gay.
Em 2011, Malafaia, cuja fortuna é estimada em R$ 300 milhões, lançou uma campanha a fim de arrecadar R$ 1 bilhão para a sua igreja, com o intuito de criar uma emissora de televisão global, que seria transmitida em 137 países. Os interessados podem contribuir com somas a partir de R$ 1.000, e em troca receberão um livro.
Já o cantor, compositor e televangelista Romildo Ribeiro Soares, conhecido como R. R. Soares, é possivelmente o mais multimídia entre os pastores brasileiros. Fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, R. R. Soares é uma das faces mais regulares da TV brasileira.
Ele também é ex-membro da Igreja Universal do Reino de Deus, além de ser cunhado de Macedo. Autointitulado “missionário” tem uma fortuna estimada em R$ 250 milhões. Seu jatinho particular, de modelo King Air 350, custa “apenas” R$ 10 milhões.
Fundadores de a Renascer em Cristo, o “apóstolo” Estevam Hernandes Filho e sua mulher, a “bispa” Sônia, possuem mais de mil igrejas no Brasil e no exterior – várias delas na Flórida, nos Estados Unidos.
Com uma fortuna estimada em R$ 120 milhões, o casal foi manchete dos jornais internacionais em 2007,quando foram presos em Miami sob a acusação de levarem consigo mais de R$ 100 mil não–declarados. Algumas notas estavam escondidas em meio às páginas da Bíblia, segundo agentes norte-americanos.
Eles voltaram ao Brasil um ano depois, onde respondem por outros crimes, entre eles a queda do teto de um de seus templos, que deixou nove pessoas mortas em 2009.
Entre seus ex-fiéis mais conhecidos, está o jogador de futebol Kaká, que doou mais de R$ 2 milhões no período em que frequentou a igreja. Ele deixou a instituição após as denúncias de fraude envolvendo o casal Hernandes.
Ser um pastor evangélico no Brasil é o sonho de muitas pessoas, de acordo com a Forbes. Diferente de muitas igrejas protestantes, que requerem que seus pastores tenham uma graduação, as igrejas neopentecostais brasileiras oferecem cursos intensivos para “criar” pastores com um custo de R$ 700, para poucos dias de aula.
Não é apenas uma questão de dinheiro – Malafaia, por exemplo, chega a pagar salários de R$ 20 mil a seus pastores mais talentosos – mas também de poder, segundo a reportagem.
Muitos pastores brasileiros conseguiram passaportes diplomáticos nos últimos anos. Alguns, especialmente os mais ricos, são cortejados por políticos em época de eleições. Para finalizar, igrejas são isentas de impostos.

Crescimento os evangélicos:  A Forbes também destaca o crescimento dos evangélicos no Brasil –de 15,4% para 22,2% da população na última década–, em detrimento  dos católicos. Hoje, os católicos romanos somam 64,6% da população, ou 123 milhões de brasileiros. Os evangélicos, por sua vez, já somam 42 milhões, em uma população total de 191 milhões de pessoas.

Para a revista, um dos motivos do crescimento de religiões evangélicas se dá graças à teologia da prosperidade, segundo a qual o progresso material é resultado dos favores de Deus. Enquanto o catolicismo ainda prega um olhar conservador sobre o além-vida, os evangélicos –sobretudo os neopentecostais– são ensinados a ter prosperidade nesta vida.
A fórmula parece estar funcionando. De acordo com a revista, os evangélicos formam uma parte da nova classe média brasileira, conhecida como classe C. Enquanto isso, os mais ricos e os mais pobres permanecem católicos.
Os evangélicos não só usufruem de seus bens como doam uma parte de sua renda à igreja – prática conhecida como “dízimo” e que também está presente em outras religiões cristãs. Isto faz com que certas igrejas pentecostais sejam negócios altamente lucrativos, e seus líderes, milionários. É a chamada “indústria da fé”.
 Fonte: Revista Forbes e imprensa brasileira.

PREFEITO GUIMA REUNE COM MORADORES
Os moradores do bairro Lírio dos Vales reuniram com o prefeito Agmair Araújo, o Guima (PRP), no dia 09 de janeiro e pediram melhorias para o bairro, que é novo e crescer com várias construções de casas. A reunião foi realizada no prédio da Cooperativa Educacional de Pancas (COOEPA). A principal reclamação feita pelos moradores ao prefeito Guima é falta de água da Cesan, em alguma parte do bairro, falta de rede de esgoto e também falta de energia. Além desses problemas os moradores reclamam de uma pedra que atrapalha o acesso dos moradores as suas casas. Segundo o presidente do bairro, Adevair Pierrô, os moradores têm que economizar água para não faltar na hora que mais precisam. Já o prefeito Guima ficou de ajudar e solucionar os problemas que atrapalham a vida desses moradores. Participaram da reunião o secretário municipal de Obras e vice-prefeito Marcos Mataveli (PPS) e o vereador Valdeci Basto, o Nenego (PSL). Vale destacar que o prefeito Guima ficou tão à vontade na reunião, que chegou a dobrar as barras da calça até na altura dos joelhos durante toda a reunião. As sandálias também estavam presentes nos seus pés, marca registrada há anos pelo  novo prefeito de Pancas.

 PREFEITO, VICE E VEREADORES TOMAM POSSE
Foto: J.M.Silva.
O vice-prefeito Marcos Mataveli (PPS) e o prefeito Agmair
Araújo Nascimento, o Guima, (PRP) no dia da posse.
No dia 1º de janeiro, os eleitos em sete de outubro de 2012, tomaram posse e elegeram o novo presidente da Câmara Municipal de Pancas, para o biênio 2013 e 2014. A posse aconteceu no Ginásio José Moreira dos Santos, sob forte calor e churrasco. O novo prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP) discursou na tribuna da Câmara Municipal de Pancas.  Em discurso o prefeito disse para a população não estranhar se chegar a Prefeitura e encontrá-lo de sandálias, em seu gabinete ou demais departamentos da Prefeitura de Pancas. Sobre sua gestão, Guima disse que não vai fazer muita obra de “pedra”. Vai investir no funcionário e no ser humano, afirmou o prefeito. Guima também foi claro ao dizer que não dará cargos para quem foi candidato a vereador em seu palanque e que perdeu a eleição. “Que os secretários municipais não tomem decisão, sem consultar a assessoria jurídica”, afirmou o prefeito Guima. O ex-prefeito Luiz Pedro Schumacher (DEM) também compareceu a sessão-solene e discursou, sendo vaiado quando disse que deixou muita coisa, inclusive citou que deixou R$ 4 milhões nos cofres da Prefeitura. “Podem vaiar, agora que vocês viram a grosa”, ressaltou o ex-prefeito, se referindo alguns documentos que estavam em suas mãos e dizendo que prova o que disse.

 JOSELITO LOURENÇO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA
Foto: J.M.Silva.
Joselito Lourenço da Silva, centro, presidente da Câmara
Municipal de Pancas. 
Já na eleição da mesa diretora, o vereador Joselito Lourenço (PRP), foi eleito presidente da Câmara de Pancas, por unanimidade. A mesa diretora ficou composta, tendo o vereador Robertson Schwartz, o Betinho Schwartz (PSD) como vice-presidente, 1º secretário, Juarez Carlos Giles (PMDB) e o 2º secretário o vereador Valdeci Basto, o Nenego (PSL). Usando a tribuna o presidente Joselito, agradeceu sua família, e aos votos obtidos. “Que Deus ilumine o prefeito Guima”, concluiu o novo presidente Joselito Lourenço. O vereador Geraldo Raasch (PSB) ressaltou que indicará ao executivo, várias melhorias para Pancas. Já o vereador José Carlos Prata (PSDB) saudou a população que estava presente e teceu elogios ao funcionário público da Prefeitura de Pancas, Luizinho da Silva, lenda viva de Pancas, que acompanha as sessões da Câmara há cerca de 28 anos. “Luizinho merece respeito pelo seu brilhante trabalho prestado na Prefeitura de Pancas” elogiou o vereador José Carlos Prata.

Nova Diretoria assume “O Mestre”

juliomariadasilva@gmail.com
No dia 15 de dezembro, próximo passado, houve eleição e aprovação de novo estatuto para o jornal O Mestre. A partir desta data a denominação jurídica passa a ser “Sociedade Cultural de Comunicação O MESTRE”, tendo novos objetivos e atribuições.
O novo estatuto é enxuto, moderno, e atende às necessidades urgentes de nosso tempo e deixa O Mestre bem próximo de uma nova realidade, sem perder para qualquer outras instituições jornalísticas, fazendo dele um jornal completo, livre e independente de qualquer denominação religiosa ou facção política.
Foram eleitos: Virgílio Vasconcelos Braga, presidente; Antônio Messias de Oliveira, vice; Sérgio Félix Gomes, tesoureiro; Raquel Soares Barbosa, secretária e Valdete Costa de Paiva Barbosa, vice-secretária. O ato de posse contou com uma celebração da Divina Liturgia seguida de uma confraternização.
O estatuto passa a valer assim que o mesmo for registrado, o que deverá acontecer em breve. À nova diretoria desejamos êxito em sua nobre missão de trazer boas informações para a população panquense e demais leitores em todos os rincões espírito-santenses e brasileiros.
A nossa missão passará a de ser um eterno colaborador e nossas matérias passarão a ter a seguinte assinatura que é também o nosso e-mail para eventuais colaborações e críticas construtivas que venha a ajudar o crescimento do jornal. Estaremos assinando nossas matérias com o seguinte e-mail: juliomariadasilva@gmail.com
Participem. Enviem sugestões. Ajude “O Mestre” a ser o melhor prestador de serviços de Pancas. 
Guima recebe diretoria do SiSPMP
Matéria e foto: juliomariadasilva@gmail.com
Diretoria do SiSPMP com o prefeito Guima (PRP).
O prefeito de Pancas, Agmair Araújo Nascimento, o Guima (PRP), recebeu nesta sexta-feira, 18, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas (SiSPMP). A visita teve caráter de cortesia, mas diversos assuntos que afligem os servidores do município foram tratados de forma descontraída, porém com o respeito devido à complexidade vivida pelo município. A visita teve em vista a apresentação da nova diretoria do Sindicato ao prefeito e tomar conhecimento de suas ações em prol das atividades que envolvem os servidores.
Estiveram presentes Fábio Riva, presidente, Braz Riva, Francislei, Irene, Lucinéia, João Eduardo, Ronaldo Honorato, Erasmo, Julio Maria da Silva e o assessor jurídico do Sindicato Dr. Eduardo. Ainda presente a procuradora geral do município, Drª Patrícia Ciprestes.
Fábio Riva descreveu o encontro como um momento de ambas as instituições conhecerem seus dirigentes. O prefeito colocou que todos somos servidores do município e que temos deveres a cumprir e que há servidores que ao se tornarem efetivos já não querem trabalhar. Ainda segundo o prefeito ninguém procura a prefeitura para apresentar ou exigir melhoras nos diversos setores e sim para pedir emprego e que a prefeitura não tem condições de empregar a todos. Falou dos diversos Conselhos criados para auxiliarem as secretarias e que os mesmos terão autonomia sem a ingerência do prefeito.
Com relação aos salários dos servidores que segundo o prefeito é uma situação delicada e que o assessor jurídico do sindicato também colocou. Os servidores sofrem, pois os aumentos concedidos ao longo dos anos não corresponderam à realidade. Sendo os mesmos inferiores à inflação e assim sucessivamente os mesmos foram se corrompendo. Segundo a procuradora Patrícia isto é uma realidade e que compreende a situação, pois segundo ela chegará um tempo em que os servidores estarão ganhando salário mínimo e que é possível e necessário uma parceria entre prefeitura e sindicato para uma conscientização tributária, pois segundo ela é da arrecadação de impostos que advém o pagamento dos servidores. Um trabalho junto à população para que haja um aumento da receita. Diversos outros temas foram discutidos a título de informação e posteriores estudos para aperfeiçoar a relação servidor e administração.
Houve consenso em todos os temas tratados e ao final do encontro todos estariam satisfeitos.


SiSPMP tem nova Diretoria

juliomariadasilva@gmail.com
Tomou posse no dia 02 de janeiro a nova Diretoria do SiSPMP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas). A nova Diretoria foi eleita através de chapa única tendo em vista que houve somente o registro de uma chapa: O Rumo Certo.
A chapa pelo que o próprio nome indica quer ser o rumo certo dos servidores ao buscar os seus direitos e reivindicações junto à administração pública que nos últimos anos tem-se colocado à margem dos direitos dos servidores deixando-os sem opções a não ser a luta por novas conquistas.
A recomposição salarial é uma reivindicação antiga e que com o passar dos anos vem sendo esquecida deixando os servidores mais antigos com um salário que já se aproxima com o mínimo.
A nova Diretoria promete ir à luta e conta com os seguintes membros: Fábio Riva, presidente; Gissele de O. Santana Paiom, 1ª secretária geral; João Eduardo Luppi Delaqua, 1º secretário de finanças; Lucinéia F. Souza Lima, 1ª secretária de formação sindical; Braz Luiz Riva, vice-presidente; Maria Irene de Oliveira Rocha, 2ª secretária geral; Erasmo Martins de Oliveira, 2º secretário de finanças; Julio Maria da Silva, 2º secretário de formação sindical; Francislei de Andrade de Souza, relator; Ronaldo Honorato, membro secretário; João Batista Sobrinho, membro e José de Paula silva, membro.


CURTAS:
1- Novo presidente da Câmara: O vereador Edson de Oliveira Timóteo, o Edinho Timóteo (PSD) é o novo presidente da Câmara Municipal de Alto Rio Novo. Matheus Oliveira Silva (PR) é o novo vice-presidente da Casa. A 1ª secretária será a vereadora Maria da Penha dos Reis Silva, a Penha (PT). Leunice Texeira de Souza (DEM) foi eleita 2ª secretária da mesa diretora. Edinho Timóteo foi eleito por 6 (seis) votos a favor e 3 (três) contra. Além dos quatros que compõem a mesa, Edinho obteve os votos dos vereadores João Maforte Hote (PMDB) e José Cézar, o Dé (PSD). Votaram contra, os vereadores Adalto Amaral, o Daltin (PSDB), Maiane Barros, a Maiane Advogada (PSDB) e José Rosa da Silva, o famoso Zé da Foice (PDT).
2- Trocando de time: Depois de vários anos, Arnóbio da Silva, saiu do time do União, do bairro Operário e treinará o time do Juventude, da Fazenda Breda. Arnóbio foi técnico, presidente e jogador do União, na qual ganhou vários títulos municipais. No novo time Arnóbio espera ganhar o campeonato deste ano. Já o União possui uma grande torcida, por ser o time do maior bairro de Pancas.
3- Secretário de Educação: Marcos Roberto Rangel é o novo secretário municipal de Educação no governo Guima.
4- Secretário de Saúde: Márcio Marques dos Reis assumiu a pasta de Saúde.
5- Secretário de Finanças: Edmar Alves Rocha continua na pasta de Finanças. Edmar foi secretário nas gestões dos ex-prefeitos André Cardoso, falecido em 2008 e Luiz Pedro Schumacher (DEM).
6- Secretária de Administração: Nina Alice Sily Coelho assume a secretaria de Administração.
7- Secretária de Assistência Social: Inês Antônia Helmer Barbosa, assume a secretaria de forma interina.
8- Secretário de Obras: O vice-prefeito Marcos Mataveli (PPS) assumiu a secretaria de Obras. Marcos Mataveli, também responde as pastas de, Agricultura e Cultura, Esporte e Lazer. Avelino Cunha é novo chefe de patrulha mecanizada. Augusto Violetti foi nomeado diretor de Esportes.
9- Chefe de Gabinete: Adriana André de Oliveira assume como chefe de gabinete do prefeito Agmair Araújo, o Guima (PRP).
10- Líder do prefeito: O vereador Gessino Reis, o Gessino Vendedor (PRP) é o novo líder do prefeito Guima (PRP), na Câmara Municipal de Pancas.



FATOS POLICIAIS:

PM apreende arma e drogas em Pancas

Policiais Militares do 8º Batalhão apreenderam uma arma de fogo e drogas no município de Pancas. Um adolescente foi apreendido e dois jovens detidos, neste domingo (06) e segunda-feira (07).
No Bairro Operário, em Pancas, um adolescente de 16 anos foi apreendido no último domingo (06), após os militares receberem uma denúncia de perturbação da tranquilidade, na Rua Virginio Moreira Santos. Ao chegaram ao lugar indicado da denúncia, se depararam com M.R.S, que, ao perceber a presença dos militares, dispensou um revólver calibre 32 em cima do telhado de uma casa próxima. 
Na residência do adolescente também foram apreendidos uma munição, um frasco de ácido bórico e materiais utilizados para o embalo de entorpecentes. O adolescente e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia (DP) local.
Agricultor é morto a tiros na varanda de casa. O agricultor Manoel Patrício Fialho, de 54 anos, foi morto com três tiros na cabeça na varanda da casa dele, na localidade de Córrego Zé Chico, em Alto Rio Novo, Noroeste do Estado. Segundo a Polícia Militar, o crime teria acontecido na noite do último sábado para domingo, mas o corpo foi encontrado apenas no fim da tarde de domingo (13). Familiares do agricultor disseram que ele vinha recebendo ameaças, mas ainda não há suspeitos. O corpo foi levado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina.
Inquéritos enviados ao Fórum: 1- No dia 22 do corrente mês foi enviado ao Fórum termo circunstanciado que figura como acusado Mateus Rodrigues Luciano por dirigir sem habilitação. 2- Seguiu no mesmo dia termo circunstanciado no qual figura como indiciado José Rivaldo Fernandes Gonçalves , vulgo Lula, por perturbar a tranqüilidade. 3- E no dia 21 de dezembro foi enviado ao Fórum inquérito policial número 119/12 cujo indiciado, Alcinador Ramos, foi autuado em flagrante no dia 09 de dezembro de 2012, por lesões corporais à sua companheira, na forma da Lei Maria da Penha. 4- E no dia 26 de dezembro de 2012 foi eneviado ao Fórum o inquérito policial no qual figura como indiciado Arildo Chicoski, por dirigir embriagado e sem habilitação.
Foi preso no dia 22 do corrente mês, o indiciado Graciano Valério, pelo crime de tentativa de homicídio contra Carlos Roberto Schwambachk. Fato ocorrido no dia 16 de novembro de 2012 no Córrego do Brejo. A prisão é preventiva.
  
VARIEDADES:
PENSAMENTOS:
“No dia em que pararmos de nos preocupar com a consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece.” Julio C. Frauches.
"Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles." Adlai Stevenson.
HUMOR:
No alfaiate
-Foi aqui que o meu filho ficou devendo o feitio de um terno e já faz cinco anos.
Disse um senhor ao chegar à alfaiataria.           
O alfaiate respondeu:
-Sim. Foi aqui, o senhor veio pagar?
- Não, eu queria que o senhor fizesse um terno para mim nas mesmas condições.

Cliente Preferencial

Um turista parou para abastecer seu carro num posto de beira de estrada e foi abordado pelo frentista:
- O senhor é a última pessoa que vai pagar o preço antigo. De agora em diante, aqueles que chegarem vão pagar preço novo. 
Bastante animado, o turista mandou encher o tanque, depois de pagar, perguntou:
- E para quanto subiu o preço do combustível?
- Subiu não senhor, baixou 10%!










sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMAR RODOVIA ALTO RIO NOVO À PANCAS

VIRGÍLIO BRAGA

O governador Renato Casangrande (PSB), assinou nesta sexta-feira (25/01), em Alto Rio Novo, à ordem de serviço da reforma da Rodovia ES 164, que liga Alto Rio Novo à Pancas. A reforma custará R$ 41.935.687,92, sendo reformados 34 km. “Queremos o desenvolvimento chegando a todos os municípios de maneira igualitária. Estamos realizando o maior conjunto de obras da história e é importante que todos recebam os benefícios para crescermos juntos”, afirmou Casagrande. O DER irá construir novas pistas com 3,5 metros de largura e 0,6 metro de faixa de segurança. Além disso, serão implantadas 21 baias para parada de ônibus, o que garante mais fluidez ao trânsito de veículos e mais segurança aos usuários do transporte intermunicipal durante o embarque e desembarque. Além de boa parte da população rionovense, marcaram presença no evento, o vice-governador Givaldo Vieira (PT), o deputado federal Paulo Foletto (PSB), os deputados estaduais, Da Vitória (PDT), Genivaldo Lievore (PT), Professor Roberto Carlos (PT), além do prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP) e a prefeita de Alto Rio Novo, Emanuela Pedroso (PDT).


               Foto: Romero Mendonça/SECOM-ES

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA REFORMA DA RODOVIA PANCAS À ALTO RIO NOVO AMANHÃ

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) recebe, amanhã (25/01), autorização do governador Renato Casagrande (PSB) para iniciar as obras de reabilitação da Rodovia ES 164. Os serviços serão realizados em um trecho de 34 km de extensão, localizados entre Alto Rio Novo e Pancas.
As obras somam um investimento de R$ 41.935.687,92 do Governo do Espírito Santo e fazem parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária  Estadual (PAR).
A cerimônia será realizada às 14 horas, na Avenida João Felipe, centro, ao lado da Praça, em Alto Rio Novo.

es.gov.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PREFEITO DE SÃO GABRIEL HENRIQUE VARGAS É CASSADO

VIRGÍLIO BRAGA


O prefeito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas (PRP) e o vice-prefeito Valdecir Pinto (PSB) foram cassados pela juíza eleitoral do município Emilia Coutinho Lourenço, nesta quarta-feira (16/01). Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a juíza acolheu representação formulada pela Coligação Paz, Trabalho e Compromisso com a Vida, encabeçada pelo segundo colocado e seu rival, o ex-deputado Luiz Pereira do Nascimento, o doutor Luiz Pereira (PP). Doutor Luiz, denunciou Vargas, pela utilização de servidores da Assembleia Legislativa, durante à eleição do ano passado em São Gabriel da Palha, em sua campanha no horário de trabalho. Os servidores eram lotados no gabinete do prefeito, quando o mesmo era deputado estadual. Henrique Vargas renunciou ao mandato de deputado estadual para assumir à Prefeitura, no último mês de dezembro. Em sua decisão, a Juíza Eleitoral afirmou: “Com efeito, a conduta é grave, pois lesa o patrimônio público, é reprovável pela violação da moralidade administrativa, tem sua ofensividade evidenciada pelo desvio evidente de função e utilização, pelo candidato, dos benefícios e prerrogativas do cargo público que exercia, à época (Deputado Estadual) para benefício pessoal.”    
A decisão foi fundamentada na Lei de Inelegibilidade (LC 64/90, art. 22) e na Lei de Eleições (9.504/97, art. 73). Ao final, cassou o atual mandato exercido por Vargas, declarando sua inelegibilidade pelos próximos oito anos, possibilitando, entretanto, a interposição de recurso, no prazo legal, antes do cumprimento da decisão. Caso o prefeito não consiga reverter a decisão da juíza eleitoral do município, São Gabriel da Palha terá nova eleição, já que Vargas obteve 50,01 % dos votos válidos. O presidente da Câmara Braz Monferdini (PRP), assumirá o comando da Prefeitura até o novo prefeito e vice sejam eleitos e empossado.

PREFEITO SE MANIFESTA

Procurado pela reportagem do site do O Mestre, o prefeito Henrique Vargas se manifesta, depois da decisão da juíza eleitoral do seu município. Veja a nota da assessoria do prefeito, abaixo.
“A nossa juíza tomou uma decisão que deixou um clima de incerteza na nossa população. Em outro momento ela mesma fez um comunicado, dirigido aos eleitores, garantindo que o processo eleitoral havia ocorrido de maneira transparente, oportunidade em que negou os pedidos, impetrados pelos nossos adversários políticos, que pedia que fosse suspensa nossa diplomação. Infelizmente ontem (quarta-feira) tivemos está surpresa, mas confiamos em  nossos advogados tomarão todas as providências jurídicas para reverter tal decisão”. Vargas garantiu que a Prefeitura continuará mantendo todos seus serviços a população. Ontem a prefeitura abriu normalmente e várias pessoas foram atendidas no gabinete e nas secretarias. O vice-prefeito Valdecir Pinto Cezar (PSB) também esteve o dia todo na Prefeitura atendendo a população. Mesmo com toda agitação na cidade o prefeito e seu vice demonstram muita tranqüilidade e confiança nos seus advogados., disse a assessoria de comunicação do prefeito Henrique Vargas.

  

                                         Foto: Assessoria de Comunicação

                      Prefeito de São Gabriel da Palha Henrique Vargas (PRP)