segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PM FECHA RINHA DE GALOS EM BARRA DE SÃO FRANCISCO E DETÉM 21 PESSOAS


Uma operação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) fechou na tarde de sábado (02), após denúncias anônimas, uma rinha de galos que funcionava em um sítio no Distrito de Vila Palmares, zona rural do município de Barra de São Francisco.

Quando a equipe da Unidade Especializada da PMES chegou ao local indicado, algumas pessoas abandonaram os galos e objetos e fugiram. Contudo, 21 pessoas foram detidas, com idades entre 20 a 59 anos. Também foram apreendidos 50 galos. Algumas aves estavam machucadas e uma morta com muitos ferimentos.

Além das aves, os policiais apreenderam balanças, agulhas, lixas, tesouras, seringas, esporas, medicamentos variados que eram usados nos animais e cadernos com anotações de apostas e folhas para cadastro.

Segundo o sargento João Marcos que comandou a operação, no local onde estava ocorrendo à rinha, foram encontrados três tambores, utilizados como ringues, para o exercício da atividade ilegal e ainda quatro gaiolas que eram utilizadas para acomodar as aves nos intervalos das lutas. Um fato que chamou a atenção dos militares foi que um dos galos foi encontrado morto e apresentava sinais de lacerações profundas, provavelmente por uma briga que havia acabado de participar.

A Polícia Ambiental confeccionou um boletim de ocorrência e relatório fotográfico. Todos os 21 detidos foram levados em um micro-ônibus para o plantão policial, juntamente com todos os objetos e as aves.

ALERTA

Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

As informações e foto, são da Assessoria de Imprensa da PM-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário