segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CRESCE NÚMERO DE PESSOAS COM AIDS EM TRATAMENTO NO ESPÍRITO SANTO



Pelo menos, 5.114 pessoas vivendo com Aids recebem, atualmente, medicamentos antirretrovirais no Espírito Santo e fazem acompanhamento nos 22 Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) distribuídos em todas as regiões do Estado. O número de usuários recebendo medicamentos no Espírito Santo teve um aumento de 86% nos últimos cinco anos devido ao trabalho do Governo do Estado, em parceria com os municípios, para garantir a essa população maior acesso ao tratamento.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Sandra Fagundes, houve uma intensificação da realização de testes rápidos nesse período justamente para tentar conhecer as pessoas infectadas e conseguir encaminhá-las para tratamento nos SAEs. “Em 2013, o Governo do Estado concluiu a capacitação de todas as unidades básicas de saúde dos 78 municípios capixabas para realização dos testes rápidos, o que permitiu melhorar o diagnóstico precoce e, consequentemente, reduzir a mortalidade”, disse a coordenadora.

EPIDEMIA É ESTÁVEL

Sandra diz que a epidemia de Aids no Espírito Santo é considerada estável nos últimos cinco anos. Contudo, não para baixar a guarda. No ano passado, por exemplo, a taxa de detecção da doença na Região Metropolitana de Saúde ficou maior que a do Estado. Foram 21,8 casos novos para cada 100 mil habitantes contra 18,3. A maioria dos casos de Aids no Espírito Santo, segundo a coordenadora, continua acontecendo devido à transmissão sexual (82,7%), tendo ocorrido um aumento de 33,8% na taxa de detecção de casos novos entre homens e de 68,2% na proporção de casos entre homens que fazem sexo com homens.

Quanto à faixa etária, o maior aumento de casos ocorreu entre homens de 15 a 24 anos. dez anos, os casos de Aids nesse público correspondiam a 5,4% do total, e no ano passado representaram 11,8%. Para Sandra, os números indicam a banalização da doença entre o público jovem e a experiência mostra a ocorrência de sexo sem proteção. “O que temos visto são jovens que não vivenciaram o fantasma da Aids e acham que ela é apenas uma doença crônica. E também vemos muitos jovens se contaminando porque fizeram sexo sem preservativo por diferentes motivos”, detalha. Considerando os casos de Aids no Espírito Santo acumulados desde 1985, foram notificados 9.803 casos no Estado, sendo a maioria do sexo masculino: 6.172 (62,9%). Entre as mulheres, o número chegou a 3.631 (37,2%). Uma razão de sexo de 1,9 novos casos em homens para cada caso em mulher

TRANSMISSÃO VERTICAL

Os casos de Aids em menores de cinco anos são um indicador utilizado no Brasil para monitorar a redução da transmissão vertical do HIV, ou seja, transmissão de mãe para filho. No Espírito Santo, a taxa de incidência da doença em crianças menores de cinco no ano passado foi de 0,7 por mil nascidos vivos, enquanto a taxa para que seja considerada eliminada a transmissão vertical do HIV é de menor ou igual a 0,3 por mil nascidos vivos.  

SÍFILIS CONGÊNITA

Quanto à sífilis congênita, taxa de incidência no Espírito Santo em 2013 foi de 6,6 para cada mil nascidos vivos. Para considerar a doença eliminada, a taxa de detecção teria que ficar em 0,5 casos por mil nascidos vivos.

AÇÕES

Segunda-feira, 1º de dezembro

- Pedágio da Prevenção - das 08h às 12h, distribuição de preservativos e material educativo em três semáforos de Vitória: Avenida Maruípe (próximo ao Walmart), Avenida Jerônimo Monteiro (próximo aos Correios) e na descida da Segunda Ponte.

- Laço Vermelho - às 12h, ato simbólico de colocação do laço vermelho, símbolo da luta contra Aids, na Praça Costa Pereira, em Vitória.

- Chá com Prosa - das 14h às 17h, chá da tarde no auditório do Centro de Referência de DST/Aids no Parque MoscosoRua Cais de São Francisco, número 54, Parque Moscoso, Vitória.

- Canto Solidário - às 20h, show com Elaine Rowena no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. O evento fará homenagem à cantora e compositora Maria Bethânia, reunindo artistas capixabas em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e está à venda na bilheteria do Theatro Carlos Gomes. Informações pelos telefones (27) 3132-8399 e (27) 99883-8403. O valor arrecadado será revertido para uma entidade sensível à causa da doença

As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário