quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

POLÍCIA CIVIL TROCA DELEGADO EM PANCAS MAIS UMA VEZ



VIRGÍLIO BRAGA
 
Delegado André Jaretta Ardison vai para Linhares
O comando da Polícia Civil do Espírito Santo trocou mais uma vez o delegado dos municípios de Pancas, Mantenópolis e Alto Rio Novo. O delegado André Jaretta Ardison deixa o posto. Ele assumiu as três delegacias em junho do ano passado. O delegado foi transferido para a Delegacia de Crimes Contra a Vida do município de Linhares. André Jaretta substituirá o delegado Fabrício Lucindo, que agora, vai para Sooretama. O substituto de André Jaretta será o delegado Pedro Henrique Teixeira Castelan, que entrou na polícia no início do ano passado. O delegado-adjunto Renan Alves do Santos ficará nas delegacias, até março ou abril, quando irá para a academia de polícia. É provável que Renan possa assumir logo após sua formação, a titularidade da delegacia de Pancas e responder por Alto Rio Novo. As transferências foram publicadas no Diário Oficial, nessa terça-feira (10). Em pouco mais de um ano essa é quarta troca de delegados nesses três municípios. Em janeiro de 2013, o delegado Carlos Pedro Alcântara Filho, que estava comandando as delegacias de Pancas e Alto Rio Novo, há doze anos, foi transferido para a 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, onde hoje é o delegado-chefe. Em seu lugar em Pancas, assumiu em fevereiro passado, o delegado Rodrigo da Silveira. Silveira que ficou um mês em Pancas foi substituído por Deverlly Pereira Júnior. Também ficando por pouco tempo, Deverlly foi substituído pelo delegado André Jaretta. Vale ressaltar que Jaretta estava fazendo um grande trabalho nesses três municípios, onde elucidou diversos crimes, entre eles, homicídios. Pelo que foi apurado, a ida de André Jaretta para Linhares se deve pela competência desse delegado, que está há quase três na PC. Segundo informações, Jaretta é tido por colegas de corporação como destaque. A reportagem de O Mestre entrou em contato com o comando da Polícia Civil, no fim da tarde desta terça-feira para saber os motivos da transferência e, ficou comprovado pelo comando da corporação, que o delegado se destacou realmente. Em nota, a PC disse “que o delegado André Jaretta Ardison foi transferido para a Delegacia de Crimes Contra a Vida de Linhares, em virtude de seu perfil operacional, que irá contribuir para dinamizar o trabalho da Polícia Civil no município (de Linhares). Outras mudanças foram realizadas no quadro organizacional da corporação, que vão de acordo com o projeto do trabalho da nova chefia de polícia”, diz a nota da PC, enviada pela assessoria de imprensa. O delegado vai atuar numa delegacia, onde foram registrados aproximadamente, 90 assassinatos, em 2014. O jornal O Mestre deseja sucesso ao delegado em sua nova jornada e agradece pela forma em que André Jaretta o tratou quando o jornal precisou de informações para manter a população informada dos crimes ocorridos em Pancas. Essa relação das polícias com a imprensa é de grande importância.


DELEGADO ANDRÉ JARETTA ARDISON COMENTOU SOBRE SUA ATUAÇÃO EM PANCAS, ALTO RIO NOVO E MANTENÓPOLIS


“Assumi a Delegacia de Pancas no início de junho de 2014, juntamente com as DP de Alto Rio Novo e Mantenópolis. Especialmente em Pancas, me deparei com uma taxa de homicídios “acima da margem tolerável” e uma quantidade assustadora de inquéritos paralisados, após uma passagem sucessiva de vários delegados. A delegacia passava pela parte final de sua reforma. Havia inquéritos que apuravam fatos graves misturados com outros de menor gravidade e isso dificultava a organização. Durante esses oito meses tivemos o prazer de ver concluída e inaugurada a obra pelo governo Renato Casagrande (PSB). Conseguimos também uma viatura Ranger 4 x 4 0km para a delegacia, e vários computadores novos e modernos. Instauramos aproximadamente 100 (cem) inquéritos policiais e concluímos mais de 300 (trezentos), dos quais vários relacionados a homicídios consumados e tentados (alguns de alta complexidade, alguns praticados há anos atrás e quase todos os crimes recentes). Todos os meses, incessantemente, cumprimos mandados de busca e apreensão e prisão, sendo diversas operações desencadeadas. Não foi fácil para alcançarmos este resultado. Trabalhamos além das 08 (oito) horas diárias e muitas vezes aos finais de semana, abdicando de momentos de lazer e da companhia dos familiares e amigos.

Mas nada disso seria possível sozinho. Tive o prazer de conhecer na Polícia Civil de Pancas profissionais abnegados com o trabalho e que não hesitavam quando o assunto era desvendar crimes. Diariamente eu era contagiado com esse espírito e renovava minhas esperanças em prestar um trabalho cada vez melhor. Tenho muito a agradecer a estes profissionais, cujos laços de amizade perdurarão pelo restante de minha carreira. Vale lembrar, que nos últimos 04 (quatro) meses tive a companhia do delegado Dr. Renan Alves dos Santos, recentemente incluso nos quadros da Polícia Civil, fazendo com que os trabalhos avançassem muito. Vejo-o a cada dia mais absorvido pelo trabalho e pelo município, de forma que torço para que ele permaneça e receba a titularidade da circunscrição, para dar continuidade aos trabalhos, pois acredito em sua capacidade. Por maior que fosse nossa força de vontade não conseguiríamos trabalhar sozinhos. Nossa equipe pequena era completada pelos nobres colegas militares, de forma que todas as operações, prisões e apreensões foram realizadas em conjunto. A integração entre as polícias de Pancas é um exemplo para qualquer município e essa união é imprescindível para bons resultados na segurança pública. Assim, meus sinceros agradecimentos ao comandante sargento Ronaldo Carlos e em extensão a toda sua exemplar tropa.

Não menos apoio tivemos do Poder Judiciário e do Ministério Público que dentro dos limites legais e das competências fixadas, sempre acreditaram no nosso trabalho e nos receberam quando precisamos. Por fim, não poderia esquecer da população e dos setores organizados do município, que nos acolheram desde o princípio com carinho e receptividade, sempre prestando-nos irrestrito apoio e aprovação. Deixo aqui meu abraço ao Jornal O Mestre e ao seu redator e diretor Virgílio Vasconcelos Braga, a quem cumprimento por todos os irmãos e amigos panquenses. Quanto a Delegacia de Crimes Contra a Vida de Linhares é mais um desafio em nossa carreira. A cidade de Linhares é uma das mais prósperas no Estado e cresce vertiginosamente, de forma que gera grande dificuldade em reduzir os índices de criminalidade. Todavia, não faltará empenho por nossa parte. Tentarei aplicar “a receita” que acredito ter dado certo em Pancas. Isso é: trabalhando de forma afinada com a equipe, integrada com a Polícia Militar, Ministério Público, Judiciário e a sociedade, além de desencadear com frequência várias operações (prisões, buscas e apreensões) em campo. Forte abraço!”
  FOTOS: VIRGÍLIO BRAGA
Delegado André Jaretta Ardison conversa com o ex-governador Renato Casagrande (PSB) na inauguração da nova Delegacia de Pancas, em dezembro passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário