quinta-feira, 9 de abril de 2015

PROJETO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DE DEPUTADO ACONTECE NESTA SEXTA (10), EM PANCAS



VIRGÍLIO BRAGA
                                                                      FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA DO DEPUTADO/ DIVULGAÇÃO
Deputado estadual Padre Honório (PT), recém chegado ao posto
Acontecerá nesta sexta-feira (10), um curso de formação política, denominado Projeto Interagir Para Construir, que é de autoria do deputado estadual Padre Honório (PT). O curso terá duração de dois anos, com encontros mensais, segundo informou a assessoria de imprensa do deputado. A primeira aula está marcada para acontecer das 08h00 às 12h00, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no centro de Pancas. “O projeto Interagir Para Construir reflete a principal bandeira nossa, que é a defesa da vida representada pelos doze eixos do projeto. O eixo “Formação Política” demonstra a necessidade de formar lideranças com criatividade e comprometimento entre as pessoas leigas das comunidades. O projeto foi elaborado com a participação de mais de 7.000 pessoas de vinte municípios do norte do Estado, que responderam a questionários aplicados nas comunidades. O resultado foi à definição dos dez eixos do projeto e a identificação dos principais problemas e suas causas. Também foram definidas as ações a serem adotadas em cada eixo do projeto. Os eixos são: Educação; Saúde; Agricultura; Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura; Associativismo; Esporte, Cultura e Lazer e Formação Política”, explicou o deputado estadual Padre Honório ao jornal O Mestre. Em Pancas, o ex-vice-prefeito, Paulo Rodrigues de Souza, o Paulo do Salú, tem se mobilizado e está à frente desse projeto no município. Paulo tem feito diversos convites para que os panquenses participem.

ASSESSORIA DO DEPUTADO EXPLICA TODO O PROJETO

ESCOLA

O projeto prevê a criação de escolas de Formação Política nos municípios com a realização de cursos de formação, seminários e fóruns de debate. O objetivo é o surgimento de novas lideranças populares que dominem conceitos políticos básicos como: política eleitoral partidária e política social; noções básicas em gestão administrativa pública e gestão com responsabilidade fiscal; a função de cada poder; esclarecimento do que é público e do que é privado e como fazer uso desses bens; Constituição Federal, Estadual e Lei Orgânica; reconhecimento de valores do ser humano; ética/moral/honestidade; cidadania.

Os participantes devem desenvolver a capacidade de pensar coletivamente, apresentar e defender soluções para os problemas sociais locais, elaborar e propor soluções e participar ativamente de assessorias políticas voltadas para o bem comum. A Escola de Formação Política busca formar líderes com inteligência política para que possam atuar como agentes de transformação política e social.

PÚBLICO ALVO

O público preferencial é formado por lideranças comunitárias e sindicais, de movimentos sociais e ocupantes de cargos públicos. Porém, está aberto a qualquer pessoa que queira adquirir conhecimentos básicos em gestão pública, ação parlamentar e associativismo e participar do processo político, eleitoral ou não.

QUEM  PODE PARTICIPAR

Ficou definida a idade mínima de 15 anos para participação do jovem na Escola de Formação Política, já que a Legislação Brasileira determina que, a partir dos 16 anos de idade, o jovem pode votar. Para participar basta ter completado o Ensino Fundamental.

DURAÇÃO E FREQUÊNCIA

O curso será ministrado no período de dois anos, com encontros mensais, inicialmente aos sábados das 8h às 12h, respeitando a realidade social de cada município. O participante terá que comprovar 75% de presença nos encontros, através de assinatura na pauta de frequência.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas nas escolas estaduais nos municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário