terça-feira, 19 de maio de 2015

ENTRA EM VIGOR PEC QUE PROÍBE LOGOMARCA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS


A mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL-ES) promulgou  nesta terça-feira (19) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2015 que trata da impessoalidade nas administrações públicas capixabas. A medida, que vale para o Governo Estadual e as 78 prefeituras capixabas, proíbe a utilização de logomarcas, slogans, cores, frases e símbolos que possam ser associados a uma determinada gestão. Além disso, também será proibida as tradicionais fotos do governador e prefeitos nas repartições públicas. A PEC passa a valer nesta quarta-feira (19) com a publicação no Departamento de Imprensa Oficial (DIO-ES).
 
Segundo a assessoria do governo do estado, a PEC foi uma proposta do governador Paulo Hartung (PMDB) após reassumir o comando do Poder Executivo Estadual. “É importante tornar mais claro os limites do gestor público e preservar a impessoalidade como um dos princípios constitucionais da administração pública. É fundamental que determine que os atos realizados nos órgãos públicos devam ser atribuídos somente à entidade administrativa e nunca a um funcionário ou gestor com vistas a promoção individual”, completou o governador.
 
 
PEC DA IMPESSOALIDADE
 
Popularmente conhecida como PEC da Impessoalidade, a PEC 1/2015 propõe nova redação ao parágrafo 1.º do artigo 32 da Constituição Estadual, tornando mais explícitas regras de conduta dos gestores. Atualmente, a Constituição veda a utilização de elementos que caracterizem promoção pessoal nas publicidades de órgãos públicos, mas essa proibição está escrita de maneira genérica. O Poder Público Estadual e Municipal não poderá mais utilizar logomarcas, slogans, jingles, cores, frases, imagens ou quaisquer outros símbolos que façam associação com a figura do gestor público ou de períodos administrativos.
 
As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário