quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CESAN EXPLICA SITUAÇÕES DE PANCAS, ALTO RIO NOVO E VILA VERDE



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

A pedido do jornal O Mestre, à Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) esclareceu as atuais situações de abastecimentos de água em Pancas, Alto Rio Novo e o distrito de Vila Verde. A pior situação é de Alto Rio Novo, que vive um momento muito crítico, devido à escassez hídrica. Na sede do município, à população já convive com racionamento. As informações são do gerente Operacional Norte da Cesan, Aloísio Pignaton. Já em Laginha, outro distrito de Pancas, a situação continua a mesma mostrada por uma reportagem de O Mestre, publicada na última terça-feira (06). O distrito que não possui operação da Cesan, ainda não recebeu água potável através de carros-pipas. O prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP), que decretou situação de emergência no município, na última terça-feira, fez o pedido para que o distrito receba água através do Ministério da Integração Nacional, mas, o serviço poderá demorar alguns dias, já que depende dos trâmites do governo federal. A Cesan não tem obrigação de abastecer Laginha. O problema terá que ser resolvido pelo município de Pancas. Veja abaixo as situações de Pancas, Alto Rio Novo e Vila Verde.

PANCAS

Segundo o gerente Operacional da Cesan, Aloísio Pignaton, “apesar do nível do rio Panquinhas estar muito baixo, a empresa está trabalhando no momento com produção e distribuição de água dentro da normalidade, com vazão de operação de 28 I/s com 16 horas em média de operação e distribuição. Também foram realizadas campanha educativas de economia de água através de comunicação local e de divulgação em carros com alto falantes. Sendo assim, na localidade ainda não sofremos paralisações. Caso à seca permaneça por mais tempo, ocasionando a redução da vazão dos nossos mananciais, o  abastecimento na sede do município poderá sofrer maiores impactos, sendo necessário o racionamento”, explicou Aloísio Pignaton.


ALTO RIO NOVO

“O processo de racionamento de água teve seu início no último dia  29. A Cesan está com um carro-pipa transportando água tratada de Pancas para Alto Rio Novo para atendimento emergencial a hospital, escolas, creches, casa de passagem, Pestalozi, delegacia e partes altas da cidade onde a água não consegue chegar quando ocorre a distribuição. Também existem dois carros-pipas transportando água bruta do córrego São Pedro (em Alto Rio Novo) para disponibilidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) para tratamento e, posteriormente, distribuição à comunidade, sendo um da Cesan e o outro fornecido pelo município. Em média a cidade está recebendo água na metade do tempo que deveria, ou seja, durante um período intermitente de nove horas/dia, sendo o normal 18 horas/dia. O manancial que abastece a localidade é o córrego Rio Novo que se encontra com sua vazão em situação crítica, inclusive em certos momentos praticamente não chega água na nossa captação. Caso diminua ainda mais a vazão do córrego, será necessário aumentar o período de racionamento. Estamos fazendo campanha na cidade para que à população diminua o consumo, evitando desperdícios ao máximo. É importante também que todo imóvel possua caixa d’água com reserva suficiente para o consumo durante 24 horas”, disse o gerente.

VILA VERDE, DISTRITO DE PANCAS

Em Vila Verde, distrito de Pancas, “apesar do nível do rio São José estar muito baixo, ainda não sofremos paralisações. Estamos trabalhando no momento com produção e distribuição de água dentro da normalidade, com vazão de operação de 7,5 I/s com nove horas em média de operação e distribuição, suficiente para abastecer à população local".


 FOTO: VIRGÍLIO BRAGA/06/10/2015
A Cesan tem levado água potável para Alto Rio Novo, num hidrante em frente ao Fórum de Pancas, na rua Jovino Nonato da Cunha, no centro do município
INFORME PUBLICITÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário