terça-feira, 31 de março de 2015

HOMEM DESAPARECE NO DOMINGO, E, É ENCONTRADO MORTO NA TERÇA

VIRGÍLIO BRAGA


Um homem foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (31), no córrego Gambá, em Pancas. O diarista Élio de Barros, o Tupãzinho, de 57 anos, desapareceu na noite do último domingo (29). Como não voltou para sua residência, na segunda-feira (30), familiares da vítima registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. A PM fez buscas no município, e, encontrou o veículo da vítima, um Fusca, no córrego Gambá, isso ainda na segunda-feira. O Fusca encontrava-se com as portas abertas, com a chave na ignição e sem combustível. Já no início da manhã desta terça, a PM recebeu uma denúncia de que um corpo estaria jogado à beira da estrada na mesma localidade. A reportagem do jornal O Mestre não obteve informação se o corpo foi encontrado próximo ou não do veículo do diarista. Tupãzinho foi morto a pauladas, segundo a perícia da Polícia Civil. Já no local onde o corpo estava, as Polícias Militar e Civil, que, por sinal, trabalharam muito no caso, receberam uma denúncia de possíveis autores do crime. Os policiais se deslocaram para um bairro de Pancas, para averiguar a denúncia. Até o momento, as polícias trabalham com três suspeitos, sendo uma mulher. A motivação do crime, a princípio, é latrocínio, roubo seguido de morte. Os assassinos levaram dinheiro da vítima. Para não atrapalhar a investigação os nomes dos suspeitos não foram divulgados. A mulher prestou depoimento, mas como a Delegacia de Polícia Civil do município encerra seu expediente, às 18h00, a reportagem do O Mestre não conseguiu saber se a mesma foi autuada ou liberada. O caso está praticamente elucidado, graças ao brilhante trabalho das duas polícias, que têm trabalhado juntas. Vale ressaltar também, que as denúncias feitas por populares ajudaram muito a desvendar o crime. A investigação é comandada pelo delegado Renan Alves dos Santos. Esse é o terceiro homicídio no município em 2015. Os outros dois também foram elucidados pelas polícias.

segunda-feira, 30 de março de 2015

PREVISÕES DO TEMPO PARA ESTA SEMANA EM PANCAS E TERÇA-FEIRA NO ESTADO

(Com informações Incaper-ES)
 
Nesta terça-feira (31), o sistema de baixa pressão se aproxima ainda mais do Espírito Santo. A previsão é de sol pela manhã, calor e pancadas de chuva, a partir da tarde, na região Sul, Serrana e sul da região Noroeste. Na Grande Vitória e sul da região Nordeste, pancadas de chuva do fim da tarde para a noite. O sol predomina e não chove nas demais áreas do estado. As temperaturas variam entre 18 °C e 35 °C na região Serrana e vão de 23 °C a 39 °C nas demais* regiões. Veja abaixo as previsões para o município de Pancas para esta semana, de acordo com as informações do Incaper capixaba. Também segue uma arte da previsão para esta terça-feira no Espírito Santo.
                                                                                                                 ARTES: INCAPER-ES


Previsões do tempo para Pancas, desde esta terça-feira (31), ao próximo domingo (05/04)

sexta-feira, 27 de março de 2015

PERDA DE DOCUMENTO

INFORME PUBLICITÁRIO

Eu, Tatiane Pires Ramos Godoy, RG: 15.984.279 MG, venho através deste, requerer a segunda via do meu diploma do ensino médio, concluído no ano de 2002, na Escola EEEFM Arariboia, pois o perdi.



Jornal O MESTRE
www.omestrepanco.blogspot.com.br

PENA MAIOR PARA QUEM MATAR AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA É APROVADA PELA CÂMARA

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (26), projeto que torna homicídio qualificado e crime hediondo assassinar policial, bombeiro militar, integrante das Forças Armadas, do sistema prisional e da Força de Segurança Nacional, quando esses profissionais estiverem em serviço.
O agravamento do crime também se estende ao cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o delito for motivado pela ligação familiar. Em todos esses casos, a pena será de reclusão, de 12 a 30 anos. O homicídio simples prevê pena menor (reclusão de seis a 20 anos).
Atualmente, já é homicídio qualificado o cometido por motivo fútil, mediante encomenda, contra a mulher em razão de sua condição de sexo feminino (feminicídio), entre outros.
O projeto original (PL 3131/08), do Senado, previa penas maiores tanto para quem matar policial como para o policial que matar alguém, e não falava dos parentes. O texto foi alterado após acordo feito no Plenário, com apoio de parlamentares ligados à discussão da segurança púbica.
O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado João Campos (PSDB-GO), apresentou uma emenda substitutiva modificando a redação. Com a alteração na Câmara, o PL 3131/08 segue para nova análise dos senadores.

LESÃO CORPORAL

O texto aprovado, que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) e a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90), estabelece que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de 1/3 e 2/3.
Além disso, o substitutivo transforma em crime hediondo o assassinato, a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte de agentes de segurança em serviço e seus parentes. Atualmente, é considerado crime hediondo o genocídio, a tortura, o estupro, o latrocínio, o sequestro, entre outros. Não existem hipóteses de lesão corporal como crime hediondo. Esses tipos de delito não recebem indulto, anistia ou graça e não podem ser objetos de fiança.

ARCABOUÇO
Para João Campos, o substitutivo cria um “arcabouço jurídico de proteção ao policial brasileiro”. Ele afirmou que neste ano a média é de dois policiais assassinados por dia no exercício do dever. “Tenho certeza de que a sociedade brasileira não aceita isso”, disse.
Deputados oriundos da área de segurança pública elogiaram a aprovação. “É um momento histórico para aqueles que protegem a sociedade com sacrifício”, disse o deputado Major Olímpio (PDT-SP).
Já o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), criticou o fato de a lesão corporal contra agente de segurança ser incluída como um caso de crime hediondo. “Estamos banalizando o crime hediondo”, argumentou. A inclusão também foi criticada pelo líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). “Crime hediondo para lesão corporal é uma aberração jurídica. Não existe isso em nenhum país do mundo”, comentou.

AUTO DE RESISTÊNCIA

Durante a votação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou, após pedidos de deputados do PT, que colocará em votação em 60 dias o Projeto de Lei 4471/12, que aumenta o rigor na apuração de mortes e lesões corporais decorrentes da ação de policiais. O PT ameaçou iniciar um processo de obstrução contra a votação do PL 3131/08, caso não fosse dada uma sinalização para a votação do PL 4471/12.

Este projeto acaba com o chamado “auto de resistência”, mecanismo legal que autoriza os agentes públicos e seus auxiliares a utilizarem os meios necessários para atuar contra pessoas que resistam à prisão em flagrante ou determinada por ordem judicial.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESPÍRITO SANTO SE MANIFESTA

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou que é consenso entre os secretários de segurança pública do sudeste uma punição com mais rigor para os crimes hediondos e perversos que são cometidos por menores, como por exemplo, o aumento do prazo de internação, passando de três para oito anos. "Esta pena tem o caráter educativo e pedagógico e também o caráter punitivo. Não acredito que a redução seja a solução do problema, mas a discussão sobre o assunto é legitima e outras questões, além da redução da maioridade penal, precisam ser abordadas, como a rapidez na resolução dos processos e a utilização da videoconferência nas audiências", finalizou. As informações são do assessor de imprensa da Sesp, Gustavo Tenório.


Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Reportagem: Janary Júnior
Edição: Marcelo Oliveira

quinta-feira, 26 de março de 2015

APÓS AJUDA DE PROFISSIONAL DA ÁREA, VEREADORES APROVAM PROJETO DE FISIOTERAPIA EM PANCAS

VIRGÍLIO BRAGA



                                                                                                                    FOTO: VIRGÍLIO BRAGA
Presidente da Câmara de Pancas, Valdeci Basto, o Nenego (PSL)
Um projeto de lei aprovado pelos vereadores de Pancas na última sessão-ordinária da Câmara, ocorrida no último dia 16, vai beneficiar diversas pessoas que necessitam de fisioterapia e sofrem para irem aos postos de saúde do município. O programa fica conhecido como fisioterapia domiciliar. Para chegar à aprovação desse importante benefício, segundo o presidente da Câmara, vereador Valdeci Basto, o Nenego (PSL), tudo começou quando ele e os vereadores José Carlos Prata (PSDB), Juciléia Oliveira Langame de Faria, a Preta (PSB); Carlos Antônio Vilarino, o Nem (PT); Adelcio Coffler (PT) e o ex-vice-presidente da Casa, Robertson Schuaith, o Betinho (PSD), já falecido, fizeram indicações ao prefeito Agmair Araújo, o Guima (PRP), no ano de 2013. Ainda de acordo com presidente da Câmara, após o mesmo sofrer um acidente, em maio de 2014, onde o mesmo sofreu fraturas na região de uma canela, Nenego começou a fazer fisioterapia com a profissional e também funcionária do município, Monalisa de Oliveira. “Precisei fazer fisioterapia. Nessas sessões com a Monalisa, que é muito competente, digasse de passagem, nós conversávamos sobre essa indicação que fizemos ao prefeito. A fisioterapeuta então disse que tinha um projeto em mãos. Pedi a ela que me entregasse uma cópia para enviar e cobrar do secretário de Saúde, Márcio Marques dos Reis. Então, levei ao secretário e ao prefeito e fiz o pedido juntamente com os outros cinco vereadores para a aprovação desse importante benefício”, explicou o presidente da Câmara, Nenego. Mesmo com a demora do Executivo em enviar para o Legislativo para a aprovação, a Secretaria de Saúde teve que fazer adequações no projeto entregue por Monalisa. Para poder atender os necessitados, o município terá que contratar mais três profissionais, segundo consta na mensagem enviada pelo prefeito Guima. Hoje, apenas três fisioterapeutas atendem toda a população. O Projeto de Lei 003/2015 (de autoria do Executivo), de 10 de março deste ano, que altera a Lei 828/2004 (Quadro de servidores da Saúde) de 26 de março de 2004, foi aprovado por todos os vereadores, exceto o vereador Juarez Mendonça (PSDB) que não foi à sessão do dia 16. Vale destacar também, que a Procuradoria da Câmara fez um excelente trabalho para que esse projeto entrasse em votação no Legislativo Municipal, fazendo procedimentos cabíveis de forma rápida e eficiente. Os necessitados agradecem a aprovação e a participação da profissional de fisioterapia, dos vereadores e da Secretaria de Saúde do município. Agora é colocar em prática.


PRESIDENTE DA CÂMARA NO TIME DOS CASADOS

O presidente da Câmara de Pancas, vereador Valdeci Basto, o Nenego (PSL), jogará no time dos casados, literalmente. O chefe do Legislativo panquense casa-se neste sábado (28), com sua noiva Claudiana Ferreira, que é do distrito de Laginha. A cerimônia será na Igreja Batista Memorial de Pancas, às 19h00.

quarta-feira, 25 de março de 2015

CANTOR DANIEL SE APRESENTARÁ EM PANCAS

VIRGÍLIO BRAGA

                                                                                           FOTO: ASSESSORIA DO CANTOR/DIVULGAÇÃO
Cantor Daniel se apresentará dia 05 de setembro, em Pancas
O cantor Daniel se apresentará em Pancas, contudo, a data da apresentação não será em maio, mês em que o município completará seu 52º aniversário de Emancipação Política. A data do show foi marcada para o dia 05 de setembro deste ano, na 1ª Festa do Agricultor do município. Já o valor da apresentação, custará R$ 205 mil aos cofres públicos. As informações do contrato com o cantor Daniel constam no Diário Oficial do Espírito Santo, publicado nesta terça-feira (24). Vale lembrar que em 2013, o prefeito Agmair Araújo, o Guima (PRP), quando estava ao lado da dupla Gino & Geno, afirmou em alto e bom som que tinha dois desejos se fosse prefeito: um era trazer a dupla Gino & Geno, e, outro, era trazer o cantor Daniel. A segunda promessa também será cumprida, pelo andar da carruagem. No ano passado, a prefeitura não realizou a festa do 51º aniversário de Pancas. Na rede social Facebook, comentários sobre a contratação do cantor já começaram. Alguns divergem sobre o valor do cachê que será pago ao cantor. Outros afirmam que o município precisa de melhorias e não de festa. Já os comerciantes ficarão contentes, já que eles afirmam que as vendas no período de festa é igual às vendas de época do Natal, por exemplo. Sobre outros detalhes da festa, nada ainda foram divulgados, já que estamos a pouco mais de cinco meses do acontecimento e, com certeza, a prefeitura ainda organiza a programação dessa 1ª Festa do Agricultor.

CPI DA MÁFIA DOS GUINCHOS É PROTOCOLADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Fotos: divulgação (capa) / Reinaldo Carvalho (internas)

Mais um grupo de investigação será iniciado na Assembleia Legislativa, agora voltada para os guinchos de apreensão de veículos. Nesta terça-feira (24), foi protocolado na Casa o requerimento que constitui a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da “Máfia dos Guinchos e Pátio”, proposta pelos deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Euclério Sampaio (PDT). A leitura com a criação do colegiado está prevista para ser feita na sessão desta quarta-feira (25). O objetivo da iniciativa é apurar denúncias referentes ao tema de “veículos apreendidos e possível conluio entre autoridades e prestadores de serviços com intuito de lesar o contribuinte”, justificam os autores.

enivaldodosanjos_24032015_ordinaria_baixa_Reinaldo.jpg euclerioSampaio_24032015_ordinaira_baixa_Reinaldo.jpg
Comissão foi proposta pelos deputados Enivaldo dos Anjos e Euclério Sampaio

Assinaram a CPI os parlamentares Sergio Majeski (PSDB), Marcelo Santos (PMDB), Cacau Lorenzoni (PP), Dary Pagung (PRP), Rafael Favatto (PEN), Janete de Sá (PMN), Theodorico Ferraço (DEM), Da Vitória (PDT), Hudson Leal (PRP), Doutor Hércules (PMDB), Nunes (PT) e Marcos Bruno (PRTB).  

No plenário, Euclério afirmou que será especificado nos trabalhos do grupo quem são os proprietários das empresas responsáveis pelos guinchos, como são feitas as cobranças e como o povo do Espírito Santo é “lesado por essa quadrilha”. 
Edson Magalhães (DEM) relatou que em Guarapari existem 55 mil veículos e que durante a alta temporada passa a ter mais de 200 mil veículos. “Os veículos apreendidos em Guarapari são levados para Vila Velha, então além de criar um constrangimento ao usuário, cria-se outro constrangimento de ter que ir a Vila Velha buscar seu veículo ou moto. Isso é máfia, corrupção, temos que acabar com essa malandragem. Parabenizo essa Casa por abrir mais uma CPI”, parabenizou.

Esta será a quarta CPI instalada pelos deputados somente nestes dois primeiros meses da atual legislatura. Já estão em andamento a da Sonegação Fiscal, do Transcol e do Pó Preto.

INDICAÇÃO

Ainda referente à atuação dos guinchos no Espírito Santo, foi lido no Pequeno Expediente a Indicação 409/2015, do deputado Dary Pagung, que sugere ao Governo a divisão do valor da cobrança do guincho pelo número de veículos e motos apreendidos e transportados. “A nossa indicação corrige justamente a instrução de serviço 77 do Detran, de 9 de dezembro de 2014, pedindo ao Detran para rever essa instrução. Não é fácil um guincho colocar dois carros e cobrar de todos. Estamos colocando que só cobre a viagem e não de todos os donos de veículos. É simplesmente para o Detran corrigir”, explicou.

Os parlamentares Enivaldo dos Anjos e Euclério Sampaio se posicionaram contra à indicação. “Essa indicação é oficializar o guincho. Isso é como fazer indicação para oficializar o jogo do bicho. Quero aconselhar os deputados para refazerem o seu voto. Tenho dito que tem que prender esse pessoal do guincho, eu não acredito que o PRP venha legislar a favor de quadrilha, de quem está explorando o povo”, afirmou Enivaldo. 

Segundo Freitas (PSB), apesar dele ter votado a favor da indicação, isso não significa que é totalmente a favor do conteúdo da iniciativa apresentada. “Eu não vou votar a favor quando for virar lei, mas de indicar ao Governo eu não posso impedir, senão vou impedir a capacidade total de legislar. Também acho um absurdo essa situação dos guinchos, tenho lutado por dois mandatos para acabar com essa máfia e é quase impossível”, frisou.  

Quem também se pronunciou sobre o assunto foi a parlamentar Janete de Sá. “Não consigo entender o porquê da indicação, se tem matéria que foi colocada. Só não votei contrária porque a indicação todos nós podemos fazer e levar ao Governo, até para facilitar aos deputados uma aprovação mais rápida. É uma máfia formada por um monte de laranja”, denunciou.

PROJETO

Continua para avaliação da Comissão de Cidadania o Projeto de Lei 69/2015, da Mesa Diretora, que proíbe a retenção ou apreensão de veículo em decorrência da não comprovação de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A matéria tramita como urgência e o relator da iniciativa no colegiado, deputado Nunes, se prevaleceu do prazo regimental. O projeto também deve ser analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, Segurança Pública e Finanças antes de ser votado pelo Plenário. 
 
 
Anna Beatriz Brito /Web Ales
Fonte: Assembleia Legislativa do ES

segunda-feira, 23 de março de 2015

ACIDENTE PRÓXIMO A ALTO MUTUM PRETO DEIXA PADEIRO MORTO

VIRGÍLIO BRAGA


Roberto Maia da Silva, tinha 42 anos

O padeiro Roberto Maia da Silva, de 42 anos, morreu na madrugada de domingo (22), por volta de 03h00 da madrugada, após seu veículo, um Corsa, placa: GUC-7138, de Alto Rio Novo, descer uma ribanceira de aproximadamente 200 a 250 metros de altura. O local fica às margens da Rodovia João Júlio Cardoso, ainda em Pancas, há poucos quilômetros de Alto Mutum Preto, distrito de Baixo Guandu. O corpo de Roberto foi encontrado na manhã desta segunda-feira (23), por volta das 08h00. O padeiro, que trabalhava numa padaria de Alto Mutum Preto, fazia o percurso sentido Pancas-Alto Mutum Preto, entretanto, mesmo subindo a “serra do Mutum”, como é conhecido o local, o mesmo perdeu o controle do carro e após fazer uma curva, o veículo invadiu a mão contrária e desceu a ribanceira. O corpo da vítima ficou caído na metade do penhasco e o carro ficou todo destruído na parte baixa de uma propriedade rural. O Corpo de Bombeiros foi chamado e o resgate do corpo da vítima demorou cerca de duas horas. Foram usados cabo de aço e corda para resgatar o corpo de Roberto, que estava bastante inchado. É provável que a família tenha que enterrar o padeiro o mais breve possível, devido o estado em que o corpo da vítima se encontrava. A perícia da Polícia Civil foi ao local, bem como o rabecão. O corpo do padeiro foi levado para o Serviço de Médico Legal (SML) de Colatina, para os procedimentos cabíveis, às 15h30. O delegado Renan Alves dos Santos, vários familiares da vítima, além de populares também foram ao local do fato ocorrido.
    FOTOS: VIRGÍLIO BRAGA
Local onde o veículo da vítima desceu, às margens da Rodovia João Júlio Cardoso

Veículo ficou todo destruído há uns 250 metros da rodovia. O corpo da vítima ficou há uns 100 metros
Homens do Corpo de Bombeiros descem a ribanceira para buscar o corpo da vítima