terça-feira, 19 de abril de 2016

ECO101 INICIA AS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-101 NO ESPÍRITO SANTO

A Eco101 começou a construir para o trecho de 475,9 quilômetros da BR 101 que atravessa 24 cidades do Espírito Santo e 1 município na Bahia. Nesta segunda-feira (18), a concessionária deu início as obras de duplicação da rodovia, que representam um marco para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte na região. Com soluções modernas, que obedecem a padrões internacionais, o projeto de ampliação garantirá mais segurança, fluidez, conforto e comodidade para os motoristas que trafegam pelo local.
“A BR-101 se tornará uma nova rodovia no Espírito Santo”, afirma o diretor superintendente da Eco101, Paulo Hanke. Nessa primeira etapa, que vai até 2017, serão duplicados 46 quilômetros de rodovia, envolvendo investimentos na ordem de R$ 386 milhões. No total, até o final de toda a duplicação, a previsão é de que o valor investido chegue a R$ 1,8 bilhão.
Os projetos das obras baseiam-se em estudos de topografia da pista já existente, que contribuíram para definir qual a concepção mais adequada para a implantação da nova pista e onde serão necessárias as retificações de traçado. Para oferecer mais segurança e comodidade, curvas muito fechadas e cruzamentos de risco serão eliminados.
As obras terão início em quatro frentes: em João Neiva, do km 205 ao km 208; Ibiraçu, do km 216 ao km 220; Anchieta, do km 362 ao km 369; e Itapemirim, do km 403 km 409, com investimentos na ordem de R$ 40 milhões. Além disso, está previsto o início das obras de implantação do novo contorno de Iconha. Ao final desta fase, estes trechos da rodovia passarão a contar com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.
Outros trechos de duplicação estão previstos para terem início até o final desse ano, seguindo o cronograma da concessionária.

NOVA PISTA, VIADUTOS E PONTES

Cada faixa implantada terá 3,6 metros de largura, além de espaço de segurança com 0,8 cm e acostamento de 2,5 metros. Nos quatro trechos, as pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura ou barreiras rígidas. Toda a sinalização será refeita. Paralelamente à implantação da nova pista, a concessionária também construirá novas pontes e viadutos.
No município de João Neiva, haverá um novo viaduto no entroncamento com a comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. Também será construída uma ponte sobre o rio Itaperorama, no km 367, em Itapemirim. “Estas passagens são necessárias para proporcionar mais segurança e fluidez para quem trafega na rodovia e para quem precisa acessar os municípios”, ressalta Luis Salvador, gerente de engenharia da Eco101.
A pista já existente também passará por adequações aos parâmetros das normas atuais, uma vez que seu traçado é da década de 1950.
Durante a execução da duplicação e das demais reformas, será realizada uma adequação ao tráfego local nos quatro pontos da rodovia que estarão em obras. Posteriormente, o fluxo de veículos será transferido para a nova pista. “Como o processo envolve a implantação de uma nova pista paralela e a adequação da atual, os impactos das obras ao tráfego serão menores. Mas trabalharemos para que causem o menor transtorno possível”, afirma Salvador.

"MAIS DE MEIO BILHÃO JÁ INVESTIDOS EM TRÊS ANOS", DIZ EMPRESA

Desde que a Eco101 assumiu a concessão da BR-101 em 2013, mais de R$ 650 milhões já foram investidos. Desses, R$ 240 milhões foram destinados a melhorias operacionais, como a disponibilização de 12 ambulâncias, sendo quatro UTI’s, 12 guinchos leves e seis guinchos pesados para atender qualquer tipo de emergência na rodovia.
Também foram implantadas 20 câmeras de monitoramento, além de outras instalações operacionais; 10 painéis de mensagem variável e 12 bases operacionais de atendimento ao longo da rodovia. Toda essa estrutura operacional está interligada a um centro de controle que monitora a rodovia 24h por dia, com o objetivo de garantir as melhores condições de tráfego para os usuários da BR-101.
Além dos investimentos na operação, a Eco101 destinou outros R$ 410 milhões às melhorias na rodovia. Ao todo, foram recuperados estruturalmente mais de 70 km de pavimento. Outros 175 km serão recuperados até o final de 2016. Também foram concluídas as obras de nivelamento de pista e acostamento em 200 km de rodovia. As intervenções permitiram que a rodovia, que antes tinha condições regulares de acordo com a Confederação Nacional do Transporte, passasse a ser classificada como boa em seu estado geral. Com a duplicação, o objetivo é elevar a BR-101 a um novo patamar.
A Eco101 é uma empresa controlada pelo Grupo EcoRodovias, pela Grant e pela Centauro Participações. A previsão de investimentos, ao longo dos 25 anos de concessão do trecho da BR 101 que atravessa o Espírito Santo, é de R$ 3,2 bilhões.

ECO101 EM NÚMEROS

Confira alguns dados  sobre o trabalho realizado nos três primeiros anos de concessão da BR-101:

R$ 650 milhões investidos
8 mil placas de sinalização implantadas
Pintura de faixa em todo o trecho concedido
200 km de acostamento nivelado
10 painéis eletrônicos de mensagem instalados na rodovia
12 bases de atendimento ao usuário, uma a cada 40 km
18 guinchos – sendo 12 para veículos leves e seis para veículos pesados
12 ambulâncias atuando no trecho, sendo quatro delas UTIs móveis
500 colaboradores contratados no Espírito Santo
500 empregos indiretos gerados
Melhoria em 12 pontos críticos de acidentes

As informações são da Eco101

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