sexta-feira, 8 de abril de 2016

PREFEITO GUIMA NÃO CONCEDE AUMENTO E PRESIDENTE DE SINDICATO DESCE A “LENHA” EM ENTREVISTA EM UMA RÁDIO



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

Com quase três anos e meio de mandato, uma nova crise se instala na gestão do atual prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP). Agora, a bomba que acaba de “cair em seu colo” diz respeito à negativa dele na questão em não conceder reajuste salarial deste ano e não cumprir a promessa do plano de cargos e salários, que o mesmo fez ainda em seu palanque eleitoral (em 2012), segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas (Sispmp), Braz Luiz Riva. O sindicalista concedeu uma grande entrevista à Rádio União FM, na última quarta-feira (06). O jornal O Mestre solicitou o áudio da entrevista, onde, cordialmente, o material foi cedido pela importante rádio que Pancas possui. Também não última quarta-feira, o O Mestre publicou uma grande nota produzida por Braz Riva, onde o Sindicato repudia com veemência as promessas que Guima fez de 2012 até agorinha, digamos. A entrevista durou 15 minutos e a reportagem de O Mestre a editou e publicará abaixo na íntegra. Quase nenhuma frase foi cortada. Veja abaixo toda a entrevista que o presidente do Sispmp, Braz Riva, concedeu à Rádio União FM. A indignação dele e as promessas feitas por Guima e não cumpridas pelo chefe do Executivo Municipal marcam a entrevista. Braz ainda chama o prefeito de vidente.

ENTREVISTA  DE BRAZ RIVA

Presidente do SISPMP, Braz Luiz Riva (foto: Facebook)
“Quero manifestar minha indignação e também de toda a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas, pelo descaso por parte do prefeito Guima com nós servidores públicos deste município. O prefeito municipal Agmair Araújo desde a campanha em palanque (em 2012) prometeu para todos os servidores municipais fazer o plano de cargos e salários. Há mais de três anos a gente vem lutando para que ele cumprisse com sua promessa, que seria uma forma de amenizar um pouco a perca salarial dos funcionários públicos. A diretoria contactou, inclusive, um especialista no assunto para mostrar como faria esse plano. Guima propôs estar presente onde compareceu. Essa reunião aconteceu no dia 11 de agosto de 2014. Foram tiradas todas as dúvidas desse plano de cargos de salários. Então, ele disse no Sindicato, que também estiveram presentes várias pessoas, inclusive, o jurídico do Sindicato, juntamente com Secretários Municipais, a chefe de gabinete, e também Luizinho da Silva, (à época ainda funcionário e hoje se encontra aposentado por decisão de Guima). Quando se falou em valor, foi informado que ficaria em R$ 120 mil, sobre esse plano de cargos e salários. Então, Guima disse que faria sim esse plano para os servidores.
Desde então, a gente vem lutando para que isso acontecesse, mas, isso não aconteceu. Foi passando o tempo e não aconteceu. Inclusive, foi feita uma licitação, e que o próprio prefeito afirmou que teve uma empresa de Minas Gerais que foi a vencedora para fazer esse plano de cargos e salários. Mesmo assim, o prefeito não teve interesse nenhum em ajudar os funcionários públicos. Deste então, vem acontecendo em sua gestão cortes de vários benefícios dos servidores, inclusive, horímetro dos funcionários que trabalham em máquinas pesadas e que foi aprovado pela Câmara Municipal. Guima vem cortando horas extras, que se fossem usadas seria uma forma de amenizar a situação dos salários dos nossos motoristas e de várias pessoas. Então, passaram esses três anos e nada foi cumprido. Nós tentamos de uma forma que foi acordado numa outra reunião, em fevereiro deste ano, onde dizemos que como não daria mais prazo para esse plano de carreira, que o prefeito pudesse fazer uma revisão na tabela dos salários dos servidores. Então, Guima disse para voltarmos no dia 04 de abril deste ano (na última segunda-feira), onde ele teria uma solução. Nós levamos também um contador. Foi o jurídico. Também várias pessoas participaram entre elas vereadores. Todos ouviram a nossa negociação. Tentamos chegar num acordo para que desse ao menos um reajuste digno nos salários e no tíquete alimentação, já que ele não daria o plano de cargos e salários. O que ele mostrou foi nenhum interesse em ajudar os servidores públicos de Pancas. O que ele vem sempre alegando é que o município está em crise e que virá mais crise por aí. A mesma história de sempre que a gente ouve nesses três anos, desde 2013. A gente ouve a mesma desculpa, a mesma história, de que o País está em crise e que no outro ano poderá ficar pior. Até parece que nós colocamos naquela prefeitura um vidente para poder prever a futura situação. Nós não temos um prefeito, temos um vidente para ouvir o que vai acontecer no próximo ano. Eu acho que isso não é uma atribuição de um prefeito. Eu acho que ele tem que trabalhar e mostrar serviço, o que não vem acontecendo em nosso município.
Essa nova negociação que nós tentamos fazer com Guima seria dar um reajuste para os servidores e um aumento de R$ 100,00 no tíquete alimentação. Ele disse que não faria. Para quem estar com dúvida sobre esse tíquete, ele não entraria na folha de pagamento. Ele não alteraria nada. Terça-feira (05) fiquei sabendo que a folha de pagamento não chega a 50%. Ele pode atingir até 60%, e hoje a folha não chega a 50%. Ele poderia sim dar reajustes para todos os servidores, para amenizar essa situação que se encontra. Então gente, é doído a gente saber quanto ganha um servidor hoje. Eu vou colocar a minha situação de motorista. Um motorista recebe hoje um salário mínimo, isso é doído. Essa situação triste é de todos os servidores, isso é no geral. Esses salários quase não dão para comer. Os servidores estão revoltados. O que a gente vê é que a prefeitura gasta muito mais, tem muito mais gasto. Tem secretário que fica com carro do município por conta dele. Ele fica andando para baixo e para cima com esse veículo. Carro descaracterizado deveria ter algo identificando que é da prefeitura.  Também tem gastos com motores de máquinas que foram batidos de forma irresponsável, por pessoas que não sabem operar máquina, e que estão em desvio de função, que hoje existem muitos em Pancas. Então, quer dizer, você vê o dinheiro público jogado pelo ralo, por irresponsáveis. Agora, o prefeito não pode dá aumento para os servidores? Isso é um absurdo! Hoje eu estou aqui como presidente do Sindicato. Quero convidar todos os servidores para uma reunião nesta sexta-feira (08), às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já na próxima segunda-feira (11), convocamos todos os servidores para estarem presentes na sessão da Câmara de Vereadores, às 17h30, onde usaremos a Tribuna Livre da Casa. Contamos com todos, pois é de nosso interesse e de nossas famílias comparecerem nessa sessão na Câmara.  Nós temos que tomarmos uma posição a respeito do que o prefeito está fazendo, já que a coisa está feia. Quem está perdendo com tudo isso é todo o município. Com Guima não tem acordo, ele deveria ter cumprido com a palavra dele”.

PREFEITURA DE PANCAS NÃO SE MANIFESTA SOBRE O CASO

A Prefeitura de Pancas não quis se manifestar sobre o teor da entrevista concedida por Braz Luiz Riva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas. O jornal O Mestre fez contato com o gabinete do prefeito do município, Agmair Araújo, o Guima (PRP), ainda na noite de quinta-feira (07), através de e-mail. Esse tipo de contato é sempre utilizado pelos órgãos de imprensa. Até o fechamento desta reportagem, às 20h25 desta sexta-feira (08), a assessoria do prefeito não respondeu nem se estava viva, mostrando que não está nem aí para os servidores públicos, que estão indignados diante de tantas promessas do atual prefeito de Pancas, e da falta do sonhado plano de carreira. Literalmente, quem cala consente. Mais uma vez a batata vai assando nas mãos do prefeito, apesar que o mesmo não sente a mesma queimar, já que ele mantém uma grande frieza diante dos problemas de sua gestão. Também é notório a falta de competência de toda sua tropa de elite, que ainda não mostrou a que veio, e a gestão está se encerrando. Guima anda dizendo que não disputará  à reeleição neste ano.
 FOTO: VIRGÍLIO BRAGA - 31/03/2016
Prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP): ele não concederá reajuste salarial neste ano, segundo informações. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pancas articula medidas e poderá até estabelecer greve

3 comentários:

  1. E legal nao dar o reajuste salario anual?o no caso desses desvio de funçao que estao acabando com esses veiculos como o presidente do sindiicato. Mencionou das maquinas e legal isso? Por favor leitores do jornal o mestre me responda isso pois sou lego no assunto juridico e como leitor acho que o sindicato deveria denuciar ao ministerio publico os desvio de funçoes.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bartolomeu, o que vem acontecendo em Pancas, é um descaso com todos cidadãos panquense. A denúncia pode sim ser feita, não só pelo sindicato mas por toda população. O desvio de função é crime, e na última reunião disseram na sala de reunião, quando eu citei que um funcionário em desvio de função foi flagrado furtando óleo diesel, ele disse que o Ministério Público tinha conhecimento dos desvios de função e que havia necessidade.

    ResponderExcluir
  3. Sitei sindicato por a reportagem ser a respeito do sindicato, agora se o ministerio publico sabe dos desvio de funçoes e nao faz nada ai fica dificil ou seja so mp pode defender a populaçao se tem desvio de funçao ordene que faça concursso ou processo seletivo como foi dito desvio de funçao e crime acho que pelo bem da populaçao o pm deve agir caso ele nao agir so um que. Podera nos defender o. Chapolin colorado....desculpe a piada do chapolin mas e a verdade unica autoridade que bota ordem mesmo na cidade e a justiça. Promotor e juiz por que so esses botam na cadeia quem estar errado entao vamos pedir a deus que ajude a cidade de pancas.

    ResponderExcluir