quinta-feira, 5 de maio de 2016

ERALDO MATOS DEIXA SECRETARIA EM PANCAS E ENVIA CARTA SOBRE SUA SAÍDA



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
                                                                                                                                          FOTO: VIRGÍLIO BRAGA -01/01/2015
Eraldo Cavicchini Matos
O secretário municipal de Assistência Social, Eraldo Cavicchini Matos, que já foi padre, inclusive em Pancas, deixou a pasta no último dia 02 de maio. Eraldo enviou uma carta ao jornal O Mestre, a mesma encaminhada ao prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP), onde relata sobre sua gestão na Secretaria, que estava desde 2014. Ele ainda agradece ao prefeito pela oportunidade de ter sido secretário, além de agradecer os funcionários da Secretaria e todo o secretariado do atual prefeito. Laércio Martins, filho do ex-vereador e ex-funcionário do Fórum de Pancas, Adais Martins, assume o posto deixado por Eraldo. Laércio estava comandando a pasta desde início de abril, quando Eraldo Matos estava de férias. Questionado pela reportagem sobre seu destino, o ex-secretário disse que vai para Conceição da Barra, região Norte do Estado. “Estou num grupo político em Conceição da Barra com objetivo de eleger o prefeito e uma Câmara atuante. (Conceição da) Barra foi o segundo município onde fui o mais votado para deputado federal (em 2010), onde agora me acolhe com ardor. Aqui fui ordenado padre em 1989”, disse Eraldo Matos. O ex-secretário foi candidato a vereador em 2012, no palanque de Cláudio Eggert (PSB), segundo colocado nas eleições daquele ano. Matos ficou na primeira suplência dos vereadores petistas Adelcio Coffler e Carlos Antônio Vilarino, o Nem. O O Mestre publica abaixo a carta enviada pelo ex-secretário Eraldo Matos ao prefeito Guima, e, posteriormente, para este jornal:


"Of. 02/2016
  
Assunto: Carta ao Senhor Prefeito

Agradeço em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de retornar a Pancas e neste  biênio que se encerra, dia 02 de maio, ter conduzido a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Agradeço imensamente o senhor prefeito Agmair (Araújo, o Guima, PRP) por ter me depositado até o momento a confiança devida e assim não obstante as dificuldades encontradas, deixar um legado importante sobretudo para os mais vulneráveis do município, pouco atendido e olhado com o devido cuidado pela administração. Mesmo assim acredito deixar um legado..
Que legado é este? A compreensão de que o sistema único de assistência social – Suas não é mero assistencialismo que se faz através de entrega dos benefícios, mas um direito previsto nos artigos  203 e 205 da Constituição Federal., ou seja uma política de direito não contributivo.
Neste norte já indicado por Leis Municipais buscou-se o fortalecimento das proteções a Básica e a Especial, com a ampliação do Cras e  com a abertura da Unidade Creas.
O CadÚnico/Bolsa Família antes funcionando no Cras, com sua transferência para o centro da cidade, permitiu maior acessibilidade e mobilidade dos usuários, e com internet mais veloz capaz de atender com maior celeridade as demandas solicitas, o que antes era um constante problema Para visitas aos usuários e capacitações nos cursos adquiriu-se um veículo Spin Chevrolet com recurso federal.
Dentre as várias notificações e prazos apresentados pelo Ministério Público estava a reforma e ampliação da sede da Secretária de acordo com as normas de acessibilidade e mobilidade.
O município acumulou em conta R$ 600, repasse do Funcop, governo do Estado, com a aprovação do CMAS para construção de unidades habitacionais, não obstante as dificuldades se acelerou a contratação de empresa especializada em serviços topográficos e neste ano de 2016 o projeto arquitetônico e demais procedimentos foram devidamente encaminhamentos para licitar e contratar empresa para construção da unidades habitacionais.
Considerando que Pancas não possui um Plano de Habitação, um diagnóstico local da demanda habitacional, houve empenho para conhecer iniciativas de outros municípios, e hoje em fase licitatório toda documentação está pronta para contratação de empresa para esta finalidade.
Como o maior desafio era gastar os recursos advindos do governo federal que já estavam acumulados, e diante de uma resolução que previu o bloqueio dos mesmos, se empenhou e para tanto a SEMAS conseguiu gastar o recurso com equipamentos, material de expediente e material para oficinas do Cras.
Dezenas de outras iniciativas pequenas, mas não de menor importância foram tomadas nesta mesma perspectiva de fortalecimento do SUAS-Pancas, tais como iniciativas para centro de fortalecimentos de vínculos familiares no distrito de Vila verde, com oficinas, que neste ano serão ampliadas.
Dificuldades, conflitos, crises sempre houveram e haverão onde estiver pessoas envolvidas e que se discordam, e às vezes até lhes faltam a devida compreensão e sensibilização quanto ao que se propõe ao SUAS, no entanto o respeito às diferenças, ao ser humano é imprescindível para a construção de uma sociedade justa, fraterna e mais igual.
Após dois anos na condução de uma Secretaria importante no contexto municipal, sem tirar férias, solicitei ao senhor prefeito um tempo de descanso e agora já concluídas, solicito também minha exoneração do cargo, consciente de ter cumprido a missão que me foi conferido, e com a cabeça erguida por ter conduzido a coisa pública dentro dos princípios que lhe conferem...
Agradeço a todos indistintamente e sem citar nomes para não cometer injustiça de deixar alguém de fora. Agradeço especialmente aos servidores da assistência social. Construí boas e sólidas amizades que permanecerão, pessoas justas e sinceras e honradas, servidores de verdade. Agradeço ao Secretariado, colegas que compartilhamos muitas vezes as mesmas provações e angustias advindos do cargo que exercemos. Enfim, agradecimentos direto e indireto a todos que convivi e que muitos contribuíram com a assistência social. Prefeito Guima, muito obrigado pela oportunidade. Deus o abençoe neste fim de mandato e que tenha sucesso!", diz na carta o ex-secretário Eraldo Cavicchini Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário