terça-feira, 19 de julho de 2016

PANQUENSES VÃO AO JAPÃO PARTICIPAR DE OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA TERRA



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
                                                                                                                                                                       FOTO: ACERVO
Vilian, Ronaldo e Gustavo Rocha Alves vão ao Japão
Três panquenses vão ao outro lado do mundo, literalmente: no Japão, Ásia.  Alunos do Campus de Itapina (Colatina), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foram selecionados para integrar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso). A edição deste ano será realizada em Mie, Japão, de 20 a 28 de agosto. Vilian Borchardt Bullergahn, de 16 anos, Gustavo Rocha Alves, 17, e Ronaldo Rodrigues Ribeiro, 16, fizeram uma prova, aplicada pela organização da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), para serem selecionados. Os três panquenses e uma aluna de Minas Gerais, que também foi selecionada, viajam dia 18 de agosto. Eles farão escala em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, antes de desembarcarem em solo japonês, segundo informou Leonaide Borchardt Bullergahn, mãe do aluno Vilian Bullergahn, que está muito orgulhosa e com razão do feito de seu filho e também dos outros dois panquenses. O resultado da Obap é considerado uma pré-seleção para o time brasileiro na Ieso. Como o Campus Itapina teve uma participação massiva na última edição da Obap – das 50 equipes participantes do ensino técnico integrado econcomitante, 41 eram do local –, o teste de seleção para a Ieso foi aplicado no próprio campus. Onze estudantes medalhistas participaram. A Ieso é uma olimpíada científica promovida anualmente pela International Geociências Education Organization (Igeo), que testa os conhecimentos dos participantes em provas relacionadas a questões de geosfera, hidrosfera, atmosfera e astronomia. Participam da Ieso os melhores alunos selecionados por meio de olimpíadas nacionais. Em 2015, delegações de 23 países participaram da competição, que foi realizada pela primeira vez no Brasil, no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Parabéns aos panquenses pelo grande feito. Pancas estará bem representado pelos três alunos no Japão. O mérito tem que ser bem destacado e está sendo pelo jornal O Mestre.

12 comentários:

  1. Deus abençoe e guarde nossos meninos !
    Com Deus na frente, tudo é possível!
    Somos agradecidos ao Jornal "O Mestre" pela matéria!
    Nossos filhos mostrando que nossa terra gera talentos tbm !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns aos Panquenses que irão participar deste evento, muito importante para o Brasil, nosso estado e o nosso município.. Devíamos incentivar mais os nosso jovens apoiando em suas idéias inovadoras com criação de um laboratório Municipal de pesquisas, aberto à todos da população...
      Parabéns aos alunos e também aos pais que estão orgulhosos de seus filhos!!! parabéns Gustavo parabéns Agenor e Nalva

      Excluir
  2. Parabéns a esses meninos, orgulho para o município

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a esses meninos, orgulho para o município

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a esses meninos, orgulho para o município

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos Paquenses pela conquista.Fico orgulhoso dessa terra que foi meu lar por muitos anos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns queridos alunos. O Ifes Campus ITAPINA se orgulha de ter contribuído com este sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fico orgulhoso em tomar conhecimento de tão importante fato. Só acredito no futuro desta Nação com a participação ativa da juventude na educação e na cultura. Que Deus lhes abastecem de muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  11. Fico orgulhoso em tomar conhecimento de tão importante fato. Só acredito no futuro desta Nação com a participação ativa da juventude na educação e na cultura. Que Deus lhes abastecem de muita sabedoria.

    ResponderExcluir