quarta-feira, 15 de março de 2017

HARTUNG SE AFASTA PARA CONTINUAR TRATAMENTO MÉDICO E COLNAGO ASSUME GOVERNO NO PRÓXIMO DIA 05

Para dar seguimento ao tratamento médico que começou com um procedimento cirúrgico, no último mês de fevereiro, para a retirada de um tumor na bexiga, o governador Paulo Hartung (PMDB) anunciou, na noite desta terça-feira (14), que, entre os próximos dias cinco e dez de abril, irá se licenciar do cargo. Neste período, o vice-governador César Colnago (PSDB) assume, pela sexta vez, a interinidade à frente do Poder Executivo Estadual.
Conforme detalhado em entrevista coletiva realizada no último mês de fevereiro, quando ainda estava licenciado por conta da intervenção cirúrgica, no próximo dia seis de abril, Paulo Hartung será submetido a um exame médico, com procedimentos similares com o da cirurgia, para avaliar o resultado da retirada do tumor. Por ser considerado um método agressivo, obrigatoriamente, Hartung terá que ficar de repouso absoluto após o exame. "O susto já passou, agora é a tranquilidade de continuar o tratamento", resume o governador.

O médico infectologista Lauro Ferreira explica que o tumor estava em fase inicial, porém com possibilidade de retorno. A retirada foi feita por meio de endoscopia, sem cortes. O médico detalha que a intervenção realizada em fevereiro foi uma raspagem na bexiga e o exame será importante para acompanhar a evolução do quadro. “Esse tipo de câncer tem reincidência alta, por isso será realizado um tratamento, por meio de vacinação, chamado imunoterapia com BCG”, detalhou. O tratamento pode durar entre seis e oito semanas.

TRATAMENTO

O tratamento realizado pelo governador será com medicação aplicada diretamente na bexiga, por meio de um cateter, em vez de ser administrada por via oral ou injetada na veia. Isto pode ser feito com imunoterapia, que faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

DIAGNÓSTICO

Após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento no hospital desde 2003 devido a complicações no rim, por isso decidiram fazer os exames na capital paulista e acabaram detectando o tumor em fase inicial.

CALENDÁRIO DO TRATAMENTO

Data: 06/04/2017 – Procedimento de exame
Entre: 07/04 e 19/05 (Duração de seis semanas) - Período de cicatrização.
Entre: 19/05 e 30/06 (Duração de seis semanas) - Período de tratamento. O Governador fará no Estado a aplicação de BCG, sendo uma vacina por semana, diretamente na bexiga

As informações são da assessoria de imprensa do governo do Estado
 
  FOTO: FRED LOUREIRO/SECOM-ES
Paulo Hartung vai seguir seu tratamento médico, passando o governo para o vice-governador César Colnago (à direita)

Um comentário: